Novela “O Sábio” – resumo dos próximos episódios

O Sábio– a RTP Portugal divulgou no resumo dos próximos episódios de O Sábio que Adelaide conta-lhe que tomou um chá e a enfermeira diz-lhe que vai perceber o que se passa e resolver o assunto.Na novela O Sábio, episódio de sexta-feira, 01 de setembro – Episódio 161 – Jorge aconselha Pedro a resolver as coisas com Cármen. Rogério queixa-se do comportamento da tia com Sandra, mas Luís acredita que assim que o compromisso seja sério, Felícia venha a aprovar a relação dos dois. Sandra conta a Dulce como foi o jantar na herdade, mostra-se fascinada com o ambiente mas apreensiva com Felícia. Dulce conta à amiga que encontrou a Sofia e conversaram. Pedro vai ter com Sofia à farmácia e ao saber que ela voltou a ter uma alucinação, pede-lhe para que deixe de trabalhar. Sofia insiste em continuar a trabalhar e agradece o apoio que tem tido dele, de Luís e de Rita. Pedro fica muito orgulhoso da filha.

Cândida exige a Romão que despeça Gil e se vingue de Valentim, mas ele não se mostra muito cooperativo. Valentim convence Raúl a ser o seu segundo comandante, caso contrário não aceita a proposta de Romão. Raúl fica muito impressionado pela atitude de Valentim e aceita. Gil mente a Romão dizendo que foi ele que bateu em Cândida. Romão diz-lhe que tem de o castigar de alguma forma para não ter problemas com a mulher e a sogra, por isso diz a Gil que passará a ser ele a limpar as pocilgas. Gil fica incrédulo. Cândida leva o pequeno-almoço a Adelaide, consegue que a ela beba o chá, o que a deixa sonolenta. Gil conta a Valentim que Romão o castigou por ter batido na sogra.

Valentim diz-lhe que em breve Cândida vai esclarecer o que se passou e Romão tira-lhe o castigo. Gil diz-lhe que Cândida está confusa e por isso não o irá ilibar. Valentim fica intrigado. Gil assiste a Dulce a dançar, Arnaldo corre com ele e entre os dois dá-se um confronto. Arnaldo mostra-se corajoso e Gil vai-se embora. Arnaldo comenta com Dulce que se os dois assumissem a relação, o Gil já não a procurava. Dulce diz-lhe que não é sua intenção assumir a relação. Arnaldo fica muito sentido. Gil aparece em casa de Cândida e ameaça-a de nunca mais voltar a ver as suas filhas se não disser à polícia que foi ele quem a agrediu. Cândida aceita.

Novela “O Sábio” RTP Portugal: resumo dos próximos episódios

Notícias relacionadas:

Para contemplar a reestruturação técnica integral deste portal de notícias, este conteúdo não será atualizado à partir de 04/09. Agradecemos vossa compreensão.

Comente no final da página

Na novela O Sábio, episódio de segunda-feira, 04 de setembro – Episódio 162 – Arnaldo e Evelina contam a Domingos as duas versões acerca da agressão a Cândida. Temem que por causa de Cândida, o regresso de Valentim aos bombeiros não se concretize. Gil e Valentim conversam sobre o que aconteceu e ambos pretendem assumir a responsabilidade do que aconteceu a Cândida. Como não chegam a acordo, combinam encontrar-se no dia seguinte. Pedro entra no clube e encontra-se com Valentim que o acusa de andar a brincar com os sentimentos de Carmen. Graça vai ter com Romão e disponibiliza-se a ajudar a resolver a sua situação financeira. Carmen dá indicação a Felícia para ela e Rogério jantarem junto dela e de Luís.

Felícia mostra-se incomodada com a ideia e rejeita porque Sandra vai lá jantar hoje, mas Carmen insiste e Luís pede a Felícia para lhe fazer a vontade. Felícia vai chamar Rogério e Sandra, diz-lhes que vão jantar junto de Carmen e de Luís. Sofia e Rita vão jantar fora e encontram-se com Dulce, que pede a Sofia uma nova oportunidade. Assume que ela se portou mal com ela, mas é sua amiga e vai estar sempre ao seu lado. Na herdade o jantar é animado, porém pontuado por alguns reparos de Felícia a Sandra, que Rogério tenta que passem despercebidos. Carmen mostra-se muito bem-disposta. Romão comenta com Adelaide que não sabe como é que ela consegue viver naquela casa. Comenta que ali fazem de tudo para ela estar em baixo e deprimida e ele acha que ela merece mais do que isso.

Na novela O Sábio, episódio de terça-feira, 05 de setembro – Episódio 163 – Valentim e Gil voltam a encontrar-se e não conseguem unir esforços para uma declaração concertada. Valentim comenta que já prestou o seu depoimento e que assumiu que foi ele. Telmo está a ler os comentários aos seus vídeos e é surpreendido por um email com uma proposta de patrocínio. Romão reúne os bombeiros e anuncia que Valentim voltará ao posto de comandante e Raúl será o segundo comandante. Valentim dirige algumas palavras à corporação e pede-lhes que acolham bem o segundo comandante.

Raul também lhes dirige a palavra e pede-lhes desculpa. Telmo conta a Graça que lhe ofereceram um patrocínio, mas ele decidiu não aceitar, para não pôr em causa a sua credibilidade. Raúl conta a Alzira a conversa que teve com Valentim e mostra-se muito agradecido. Júlia ouve a conversa e diz-lhes que Valentim não é boa pessoa, por causa do que fez a Cândida. Alzira recorda que Gabriel irá fazer dezoito anos dentro de dias e os dois estão de acordo em preparar-lhe uma grande festa. Cristina espanta-se por encontrar Adelaide a dormir. Adelaide conta-lhe que tomou um chá e a enfermeira diz-lhe que vai perceber o que se passa e resolver o assunto.

Na novela O Sábio, episódio de quarta-feira, 06 de setembro – Episódio 164 – Gabriel diz a Rita que aceita ir morar com ela em casa dos seus pais, mas receia que os seus pais não aceitem bem a decisão. Rita não está preocupada. Cândida faz o seu depoimento na GNR e diz que foi Gil quem a atacou e que Valentim prestou depoimento a dizer ter sido ele, para salvar a pele do filho. Adelaide mostra-se novamente muito sonolenta e Cristina pede-lhe que não volte a tomar nada que não seja preparado por ela. Raúl comenta com Adelaide que alguns clientes ainda perguntam pelas sobremesas que ela fazia. Adelaide fica muito feliz e Cristina propõe que ela volte a fazê-los em casa, e depois venderem no restaurante.

Alzira aceita a proposta. Rogério conta à tia que Valentim voltou para os bombeiros. Ela fica feliz, mas lamenta que ele não volte para a herdade. Rogério conta-lhe o que aconteceu com Valentim e Gil. Carmen encontra-se com Luís e Sofia na herdade e conversam sobre a gravidez. Luís assume perante as duas a sua vontade de perfilhar o bebé e Carmen, aconselha Sofia a aceitar o amor que o filho quer dar ao seu bebé. João vai a casa de Pedro e pede-lhe ajuda. Pedro lembra-o de que está numa situação que foi ele que criou, sugere que ele seja sincero com o juiz de forma a ele lhe dar uma nova oportunidade. Aconselha-o a aceitar o seu destino. João fica frustrado. Valentim conversa com os bombeiros sobre o facto de ele ir testemunhar no caso do roubo de João.

Todos consideram que foi muito grave a atitude de João. Luís e Sofia beijam-se intensamente, mas Sofia pede a Luís para parar, porque não acha correto estar grávida de uma pessoa e envolver-se com outra. Luís entende. Gil vai queixar-se a Romão de que não consegue continuar a limpar a pecuária, mas o patrão não lhe dá outra alternativa. João está cabisbaixo depois de ter falado com o advogado. João confessa estar arrependido e ter muita vergonha por fazer os pais passarem por aquela situação. Gabriel chega ao restaurante, Alzira e Raúl estão muito entusiasmados com a chegada do aniversário dele. Mostram-se dispostos a organizar-lhe uma festa de aniversário, mas Gabriel faz-lhes uma revelação chocante: quer ir viver com a Rita.

Na novela O Sábio, episódio de quinta-feira, 07 de setembro – Episódio 165 – Alzira e Raúl comentam com Gabriel que ele e Rita não têm maturidade, nem capacidades financeiras para irem morar juntos. Gabriel relembra-os de que Rita tem casa e ele recebeu a herança do avô. Raúl e Alzira ficam perplexos. Gabriel conta a Rita como correu a conversa com os pais. Receia que a conversa dela com os pais também não seja positiva, mas Rita diz-lhe que não lhes vai contar nada, vai ser uma surpresa. Graça consegue que Romão lhe conte que apesar de estar oficialmente falido, tem milhões numa offshore. Graça vai puxando pelo tema e fica a saber que o empresário gere essa conta através do seu computador, sem necessitar de assinaturas nem nada.

Sofia chega a casa e Rita conta-lhe que vai voltar para casa da mãe. Sofia fica surpreendida. Rita explica-lhe que quer ir para lá morar com o Gabriel. Sofia comenta que essa ideia não vai correr bem, o que deixa Rita muito irritada. Luís comenta com Rogério que tem uma ínfima esperança que o bebé de Sofia seja dele. Comenta que esse facto não faz diferença, pois será sempre seu filho, porém quando o bebé nascer, vai pedir a Sofia que o deixe fazer o teste de paternidade. Cândida fica irritada ao saber que Adelaide madrugou para fazer um bolo. Cristina chega e Rosário deixa escapar que Adelaide está a fazer um bolo e nem bebeu o chá que Cândida lhe tinha preparado. Cristina consegue recolher uma amostra do chá. A GNR aparece na pecuária e leva GIL para o primeiro interrogatório.

Arnaldo aborda Dulce, mas ela está chateada com ele por não ter aparecido na véspera. Arnaldo confessa que ficou chateado com ela e que o momento não era oportuno, porque estava com os colegas ao lado dele. Evelina aparece e os dois disfarçam. Gil diz a Valentim que já esteve no tribunal e que foi acusado de ofensas corporais pelo que terá a obrigação de se apresentar mensalmente no posto. Valentim quer saber como Gil conseguiu que Cândida alterasse o seu depoimento, mas sem sucesso. Graça conta a Telmo que Romão tem milhões escondidos numa conta offshore e que ela vai ficar milionária e conseguir livrar-se da Manuela e do Romão.

Na novela O Sábio, episódio de sexta-feira, 08 de setembro – Episódio 166 – Alzira vai ter com Manuela ao consultório e alerta-a para o plano de Rita e Gabriel. Manuela assegura a Alzira que irá falar com Romão e que não irão permitir. Graça vasculha o gabinete de Romão à procura de dados sobre a conta offshore. Ouve Romão a aproximar-se e senta-se como se estivesse à sua espera. Romão fica surpreendido pela visita mas quando recebe uma chamada a avisar que Manuela entrou no edifício, Romão corre com Graça para o interior da Pecuária de maneira às duas não se encontrarem.

Cristina está desconfiada e pede a Sofia que mande analisar a amostra que conseguiu obter do chá que Cândida preparou para Adelaide. Cândida vai até ao clube de pesca e pede a Cremilde e António que não comprem sobremesas a Adelaide. António reage mal à presença de Cândida e manda-a embora. Pedro assiste e repreende António por tratar Cândida dessa forma. Cândida fica surpreendida. Romão fala com Rita sobre a ideia dela e Gabriel viverem juntos e diz-lhe que não a apoia. Rita mostra-se determinada e diz ao pai que caso não esteja contente com a decisão, pode deixar de viver em casa dela. Romão fica muito irritado. Cândida conta a Manuela que Pedro a defendeu de António no clube de pesca.

As duas decidem pôr em prática o plano de união de Pedro e Manuela. Valentim dá o contacto do advogado a Gil e pede-lhe para ele retificar o seu depoimento. Gil explica ao pai que não o fará. Raúl entra e vê-os a conversar e comenta com Valentim que é bom terem feito as pazes. Sabe que Gil perdeu a cabeça ao atacar Cândida e lamenta que o comandante tenha de passar por aquela situação, ele que nunca iria agir dessa forma. Valentim não comenta, mas fica pensativo. Sandra conversa com Rogério acerca da partida de Dulce, conta-lhe que é injusto partilharem as despesas da casa, se ela não vai estar lá durante meses. Rogério propõe a Sandra, os dois irem morar juntos e ela aceita de imediato. Luís vai ao quartel conversar com Valentim, diz-lhe que ainda têm esperança que ele volte para a herdade. Valentim fica pensativo.

Na novela O Sábio, episódio de segunda-feira, 11 de setembro – Episódio 167 – Manuela vai visitar Pedro, ele não está e ela percorre a casa com olhar de asco. Subitamente fica com o olhar preso no telemóvel de Pedro que esta ali abandonado. Carmen recebe uma mensagem de Pedro no seu telemóvel, pedindo que vá ter com ele essa noite a casa dele e fica muito intrigada. Sofia conta a Rita a suspeita que recai sobre a avó relativamente a Adelaide. Rita não se mostra surpreendida e considera que é um ponto favorável para ela voltar para casa da mãe, porque poderá manter a tia Adelaide em segurança.

Manuela combina com Cândida, levar nessa noite uma poção para envenenar Pedro e fazer com que ele alucine ao ponto de os dois se envolverem, tal como quando conceberam a Sofia. Cândida alerta-a que a poção serve o efeito de os afastar, não vai fazer com que ele queira ficar com Manuela. Manuela visita Pedro e leva-lhe uma ração para o coelho, com isso consegue com que ele se afaste do chá que está a beber. Nesse momento, Manuela coloca a poção na chávena. Manuela conversa com ele sobre Sofia e espera que a poção faça efeito, até que consegue que ele se renda aos seus encantos.

Carmen decide ir ter com Pedro e ao chegar lá, depara-se com ele e Manuela muito envolvidos. Carmen fica em choque e sai lavada em lágrimas. Carmen chega a casa de rastos. Ela conta a Felícia o que viu. Felícia fica incrédula e estranha que Pedro lhe tenha dito para ir lá vê-los juntos. Pedro acorda abraçado a Manuela e fica em choque. Agressivo, acusa-a de lhe feito alguma coisa. Manuela finge-se de ofendida. A dada altura Pedro lembra-se de ter estado com Cármen e não com ela. Num ataque de fúria empurra Manuela contra a parede e obriga-a a confessar o que é que lhe fez.

Na novela O Sábio, episódio de terça-feira, 12 de setembro – Episódio 168 – Pedro está furioso com Manuela, acusa-a de o ter drogado para se envolverem. Pedro deixa bem claro que sente asco por ela e amor por Carmen. Manuela fica assustada pela agressividade de Pedro e sente-se humilhada. Dulce e Arnaldo encontram-se e a professora diz-lhe que está de partida, por esse motivo, entende que não é o momento certo para investir numa relação séria. Arnaldo acusa Dulce de não estar a ser verdadeira com ele e Dulce fica com o coração partido. Carmen conta a Jorge que viu Pedro e Manuela aos beijos. Jorge não acredita que Pedro o tenha feito no seu perfeito juízo e põe a hipótese de ela o ter drogado. Carmen não acredita e confessa a Jorge que já não tem energia para lutar mais pela relação.

Valentim volta a trabalhar na herdade. Luís, Rogério e Carmen ficam muito contentes. Manuela chega a casa derreada e conta à mãe que não serviu de nada tentar afastar Pedro de Carmen, porque ele nunca será apaixonado por ela. Conta-lhe que ele lhe lançou um olhar de profundo ódio, que a deixou cheia de medo. Cândida fica impressionada pelo estado da filha. João conta a Gil que se comenta por Montemor que o Romão o pôs de castigo por causa da bruxa. Gil conta-lhe que o seu pai lhe arranjou um bom advogado e com sorte, safase. João fica espantado por Valentim o ter ajudado e Gil confessa que se aproximaram. Graça e Romão conversam sobre o encontro de Manuela. Graça finge-se sentida por falarem tanto acerca de Manuela e pede a Romão que lhe vá buscar um café, uma água e um chocolate. Romão vai e Graça aproveita para bisbilhotar no seu computador alguma pista acerca dos seus dados da conta Offshore.

A dada altura Graça encontra uma pasta suspeita e imprime o ficheiro, mesmo a tempo de Romão regressar. Jorge conta a Pedro que esteve com Carmen, que ela lhe contou que o encontrou aos beijos a Manuela e ficou completamente arrasada. Pedro diz ao amigo que a Manuela o deve ter drogado e sai esbaforido para ir ter com Carmen e se justificar. Sofia recebe os resultados das análises ao chá, fica chocada ao constatar que a avó droga a própria filha. Sofia pretende apresentar queixa na polícia, mas Rita, pede-lhe para ser ela a resolver a situação. Rita quer dar a provar à avó do seu próprio veneno. Pedro tenta explicar-se junto de Carmen. Ela acusa-o de lhe ter dado espaço e de não o ter evitado. Carmen pede a Pedro para sair de sua casa e nunca mais voltar.

Na novela O Sábio, episódio de quarta-feira, 13 de setembro – Episódio 169 – Arnaldo está com mau feitio, Telmo faz-lhe uma leitura de cartas e diz-lhe que está de coração partido por uma pessoa que eles vêm todos os dias. Domingos põe a hipótese de ser por Dulce, e a atitude de Arnaldo denuncia-o. Sofia vai a casa da avó Cândida e confronta-a por estar a envenenar a sua própria filha. Não consegue que a avó confirme a acusação, mas em vez disso, Cândida acusa Cristina de envenenar Adelaide. Sofia procura Adelaide e pede-lhe que não beba nada que não seja preparado por ela ou Cristina. Adelaide pergunta-lhe se a estão a drogar, mas Sofia decide omitir a verdade e pede-lhe apenas cautela. Arnaldo recebe um sms de Dulce e vai ter com ela. Pablito aparece mascarado, mas Dulce pede-lhe para conversarem. Cremilde despede-se de João que segue com António para o julgamento. Cremilde diz a João que vai ficar a rezar, pois não consegue ir ao julgamento e irá acender umas velas para dar sorte.

Na novela O Sábio, episódio de quinta-feira, 14 de setembro – Episódio 170 – Valentim é calorosamente recebido na herdade. Carmen pergunta-lhe como correu o julgamento de João e ele diz-lhe que ele está em maus lençóis. Carmen pergunta-lhe pelo processo de Gil e Valentim diz-lhe que o advogado o irá ajudar. Cândida conta a Graça que Manuela está muito cansada, pois Pedro lhe terá lançado um feitiço poderosíssimo. Pede a Graça a sua ajuda para convencer Manuela a ir ao Brasil a uma mãe de santo que é a única pessoa que poderá reverter a situação. Graça diz-lhe que vai tentar. João e António chegam a casa. Cremilde está feliz pelas suas preces terem sido ouvidas. João terá apenas de prestar serviço comunitário, mas João diz-lhes que não o vai fazer, porque não quer ser ridicularizado pelas pessoas e prefere pagar a multa. António fica desesperado com a atitude do filho e corre com o filho de casa. Cândida assiste à chegada de Rita e Gabriel e não os acolhe de forma simpática. Gabriel fica muito desconfortável, mas Rita não se mostra incomodada. A notícia de que João apenas foi condenado a cumprir serviço comunitário, foi recebida com desagrado pelos bombeiros.

Na novela O Sábio, episódio de sexta-feira, 15 de setembro – Episódio 171 – Alzira e Júlia sentem-se inseguras por João estar no restaurante. Valentim quando entra vê João e decide ir ter com ele. João é desagradável com o comandante e sai de rompante. Raúl tenta acalmar Valentim e diz-lhe que nunca mais o vai deixar entrar lá. Luís conta à mãe que recebeu um convite ótimo para trabalhar na Escócia, mas irá recusar porque a sua vida agora é na herdade e com Sofia. Carmen incentiva o filho a ir e levar a Sofia com ele, mas Luís quer que Sofia seja seguida pelo aneurisma em Portugal. João é apanhado por Pedro a dormir na sua oficina. Pedro faz-lhe uma proposta para ele ficar lá a viver e trabalhar como seu assistente na oficina. João aceita de imediato. Rita toma o pequeno-almoço, está muito feliz por ter Gabriel ao seu lado.

Gabriel mostra algum desconforto por ter criado mal-estar em casa de Rita, mas ela diz-lhe que a família dela se vai habituar a ideia. Gabriel comenta que vai ter uma entrevista de trabalho e Rita diz-lhe que se ela tivesse o dinheiro dele, não trabalhava. Gabriel fica apreensivo. Romão e Raúl comentam a decisão dos seus filhos em morarem juntos, ambos estão convictos de que é um erro. Romão ameaça Raúl que tem de ser ele a falar com o Gabriel e faze-lo sair de sua casa. Pedro conta a António e Cremilde que João ficou em sua casa e que lhe fez uma proposta de trabalho que inclui estadia em sua casa. Cremilde fica-lhe muito agradecida, mas António não mostra muita esperança. Sofia vai ter com Luís e conta-lhe que já sabe que vai ter um rapaz. Luís fica satisfeito e comenta que já podem pensar em nomes.

Fonte: RTP – Rádio e Televisão de Portugal

Real Time Web Analytics