Novela “Velho Chico” – Elenco e personagens

Novela Velho Chico – Rede Globo Portugal – conta uma saga familiar que atravessa gerações. Contada em duas fases, a novela conta com um talentoso e extenso leque de atores, entre os quais Rodrigo Santoro, Antônio Fagundes, Camila Pitanga, Domingos Montagner, Christiane Torloni, entre outros.

Fazenda de Grotas

Coronel Jacinto Sá Ribeiro (Tarcísio Meira) – É um sujeito ardiloso e prepotente. Homem de negócios, dono de uma vasta extensão de terras à beira do rio São Francisco. Trata-se de um dos homens mais ricos da região e um dos políticos mais influentes. Casado com Encarnação (Selma Egrei), devido a um acordo comercial firmado entre as duas famílias, o coronel mantém com a mulher uma relação de cumplicidade, baseada em interesses financeiros e sociais. No casamento teve dois filhos: Afrânio (Rodrigo Santoro/ Antonio Fagundes) e o mais velho, que morreu num acidente no Rio São Francisco.

Encarnação Sá Ribeiro (Selma Egrei) – Casou-se com o coronel Jacinto Sá Ribeiro, também conhecido como coronel Saruê (Tarcísio Meira), sem um pingo de amor, apenas para cumprir um acordo firmado entre as famílias. Desse casamento nasceram dois filhos varões. Quando a vida parecia perfeita, veio o primeiro baque: o filho mais velho morreu. Juntamente com ele, Encarnação enterrou a alegria de viver. Entrou num luto solitário. Nem mesmo o filho mais novo, Afrânio (Rodrigo Santoro/ Antonio Fagundes), é capaz de aplacar a sua dor.

Afrânio Sá Ribeiro (Rodrigo Santoro/ Antonio Fagundes) – Sedutor e convincente, Afrânio é o único herdeiro do coronel Jacinto Sá Ribeiro (Tarcísio Meira) e da mulher, Encarnação (Selma Egrei). Foi criado cheio de mimos e cuidados. Aos 16 anos, para fugir ao controle materno e usando a desculpa de terminar os estudos, Afrânio mudou-se para o Solar dos Sá Ribeiro, em Salvador. Ali, passou os anos vivendo à noite, mas não necessariamente em cima dos livros. Até o dia que o seu coração perdeu-se de amores por Iolanda (Carol Castro/ Christiane Torloni). Mas a morte do pai apanhou Afrânio de surpresa. Ele viu-se obrigado a esquecer a sua vida e a amante para tomar conta dos negócios do pai. Numa das suas viagens ao sertão, Afrânio conhece Leonor (Marina Nery). Os dois têm Maria Tereza (Isabella Aguiar/ Julia Dallavia/ Camila Pitanga) e Martim (Davi Caetano/ Lee Taylor). Com a morte da mulher, no segundo parto, Afrânio passou a viver com um pé na fazenda, outro em Salvador, onde reencontra Iolanda. Alguns anos depois da morte do pai, Afrânio consegue triplicar o patrimônio da família e alargar os domínios das suas terras.

Leonor Vilela (Marina Nery) – Filha mais nova de um criador de cabras do sertão, Leonor foi criada desde menina para o serviço da casa. E, de fato, teria tido o mesmo destino da mãe, se Afrânio (Rodrigo Santoro/ Antonio Fagundes) não tivesse cruzado no seu caminho. Louco de desejo por ela, Afrânio fez com que o seu sonho de amor parecesse verdade. Até ao dia em que a filha, Maria Tereza (Isabella Aguiar/ Julia Dallavia/ Camila Pitanga), nasce. Prematura, quase mata a mãe. Numa tentativa desesperada de não perder o marido, Leonor ignora os conselhos do médico e engravida novamente, dando à luz Martim (Davi Caetano/ Lee Taylor). Mesmo cercada de cuidados, morre pouco depois do nascimento do menino, sem tempo de embalá-lo.

Maria Tereza Sá Ribeiro (Isabella Aguiar/ Julia Dallavia/ Camila Pitanga) – Filha do coronel Afrânio (Rodrigo Santoro) e de Leonor (Marina Nery), mulher de Carlos Eduardo (Rafael Vitti/ Marcelo Serrado), Maria Tereza tem um único filho, Miguel (Gabriel Leone), fruto não do casamento, mas da sua história de amor com Santo (Rogerinho Costa/ Renato Góes/ Domingos Montagner), filho de um desafeto do pai. Vinte anos se passam e, embora ela negue, o amor resiste ao tempo e à discórdia. Maria Tereza hoje comanda a empresa da família Sá Ribeiro. Volta a Grotas quando descobre que o filho, Miguel, apaixona-se por Olívia (Giullia Buscacio), filha de Santo e Luzia (Carla Fabiana/ Larissa Góes/ Lucy Alves). Essa situação leva Maria Tereza de volta ao sertão, disposta a revelar a Santo e ao filho toda a verdade.

Martim Sá Ribeiro (Davi Caetano/ Lee Taylor) – Filho do coronel Afrânio (Rodrigo Santoro/ Antonio Fagundes) e de Leonor (Marina Nery), Martim é irmão de Maria Tereza (Isabella Aguiar/ Julia Dallavia/ Camila Pitanga) e nasceu marcado pela morte da mãe. Desde pequeno que se mostrou uma criança inquieta. Formou-se em jornalismo e saiu pelo mundo para fotografar santuários ecológicos. Assim passou os últimos quinze anos, até retornar a casa paterna, com a ideia de correr o São Francisco em busca das belezas daquele rio, seu companheiro de infância. É numa dessas incursões que Martim conhece Beatriz (Dira Paes), professora da escola rural da região.

Carlos Eduardo (Rafael Vitti/ Marcelo Serrado) – Marido de Maria Tereza Vilela (Isabella Aguiar/ Julia Dallavia/ Camila Pitanga), Carlos Eduardo deve a carreira política e a fortuna ao sogro, o coronel Afrânio Sá Ribeiro (Rodrigo Santoro/ Antonio Fagundes). Teria um casamento de conveniência, se Carlos Eduardo não se tivesse apaixonado pela mulher. O filho de Maria Tereza nasce e Carlos regista-o como seu, seguindo o casamento e a vida adiante. Os anos passam-se e o casamento nunca foi nada além do acordo firmado. Carlos parece não se importar, até ao dia em que descobre que Maria Tereza decidiu voltar a Grotas para reencontrar-se com Santo (Rogerinho Costa/ Renato Góes/ Domingos Montagner) e falar-lhe sobre o filho.

Miguel Sá Ribeiro (Gabriel Leone) – Filho único de Maria Tereza Sá Ribeiro (Isabella Aguiar/ Julia Dallavia/ Camila Pitanga) e Carlos Eduardo (Rafael Vitti/ Marcelo Serrado), e único neto do coronel Afrânio Vilela (Rodrigo Santoro/ Antonio Fagundes), Miguel (Gabriel Leone) é herdeiro de uma grande fortuna, em dinheiro e terras, mas nunca na vida deu importância a isso. Embora demonstrasse desde pequeno amor pela terra, Miguel cresceu afastado da fazenda. Longe do seu pai biológico, Santo dos Anjos (Rogerinho Costa/ Renato Góes/ Domingos Montagner), que ele, até os vinte anos de idade, não sabia existir. A paixão de Miguel pela terra levou-o a estudar agronomia. Miguel conhece Olívia (Giullia Buscacio), sem nunca desconfiar que ela seria sua meia-irmã, filha de Santo (Rogerinho Costa/ Renato Góes/ Domingos Montagner).

Doninha (Barbara Reis/ Suely Bispo) – Doninha foi trazida para a fazenda ainda pequena. Tinha traços fortes de índia e os rapazes da fazenda, quando jovem, brigavam por ela. Um deles, Clemente (Julio Machado), capataz do coronel Afrânio (Rodrigo Santoro/ Antonio Fagundes), fez o seu coração bater mais forte, e com ele, ela se casou. Do casamento dos dois nasceu Cícero (Lucca Fontoura/ Pablo Morais/ Marcos Palmeira), que ela criou junto com os filhos do patrão. Cheias de afeto, as histórias de Doninha povoaram a infância das três crianças. A vida teria sido perfeita, não fosse o amor que nasceu um dia no coração do filho pela filha do coronel.

Clemente (Julio Machado) – Jagunço, criado para tal desde menino, Clemente era fiel, valente e destemido. Com ele por perto o povo da fazenda piava baixinho, e Afrânio (Rodrigo Santoro/ Antonio Fagundes) soube valer-se disso, fazendo de Clemente o seu capataz.

Cícero (Lucca Fontoura/Pablo Morais/Marcos Palmeira) – Filho de Doninha e de Clemente, Cícero foi criado em casa dos patrões, juntamente com Maria Tereza (Isabella Aguiar/ Julia Dallavia/ Camila Pitanga) e Martim (Davi Caetano/ Lee Taylor). Maria Tereza, a filha do coronel, que tinha a mesma idade, foi a sua companheira de aventuras. Ela era ainda menina quando Cícero começou a descobrir o amor e a olhá-la com outros olhos. Maria Tereza nunca se deu conta disso. Cícero guardou dentro do peito esse turbilhão de sentimentos, sem contar nada a ninguém. O ciúme revelou-se quando ela confessou estar apaixonada por Santo (Rogerinho Costa/ Renato Góes/ Domingos Montagner). Cícero tornou-se um bruto. Nunca mais amou ninguém. Depois da morte do pai, assumiu o seu lugar ao lado do coronel, pronto para cumprir qualquer ordem. O regresso de Maria Tereza, depois de mais de vinte anos de ausência, mexe com o seu coração.

Iolanda (Carol Castro/ Christiane Torloni) – cantora de bar em Salvador e grande amor de Afrânio (Rodrigo Santoro/ Antonio Fagundes). Uma mulher sem amarras e à frente do seu tempo. É impedida de viver o romance depois de Afrânio receber a notícia que o seu pai morreu e tem que viajar para a fazenda onde assume o legado do coronel.

Fazenda Piatã

Capitão Ernesto Rosa (Rodrigo Lombardi) – Ernesto Rosa é capitão de patente. Um sujeito de conduta honrosa e impecável. A sua honra e a sua moral ilibadas fizeram dele o principal inimigo da família Sá Ribeiro na disputa política da região. É ele quem dá voz às queixas e às mazelas do povo. Ele morre e deixa de herança para a mulher, Eulália (Fabíula Nascimento), e a filha adotiva, Luzia (Carla Fabiana/ Larissa Góes/ Lucy Alves), a fazenda Piatã, a menina dos olhos do capitão, motivo de disputa acirrada entre a sua família e a família do coronel.

Eulália (Fabíula Nascimento) – Eulália é uma mulher de bom coração. Sem filhos biológicos, adotou Luzia (Carla Fabiana/ Larissa Góes/ Lucy Alves) com o marido. Depois de Rosa (Rodrigo Lombardi) morrer, Eulália assume a fazenda ao lado de Belmiro dos Anjos (Chico Diaz), lutando para mantê-la e fugindo da ganância do coronel Afrânio (Rodrigo Santoro/ Antonio Fagundes). Depois da morte de Belmiro, pra evitar que o coronel lhe desse algum golpe, divide as terras entre os herdeiros de Belmiro, Bento (Vitor Aleixo/ Diyo Coelho/ Irandhir Santos) e Santo (Rogerinho Costa/ Renato Góes/ Domingos Montagner), e a sua filha Luzia.

Belmiro dos Anjos (Chico Diaz) – Belmiro nasceu numa fazenda de gado no agreste, numa casa de vaqueiros. Criou-se desde menino na lida. Cresceu com um sonho: ter o seu pedaço de terra. Conheceu Piedade (Cyria Coentro) e casou, tornando-se dono de um bocadinho de terra que o pai da mulher deixou de herança. Ali o seu sonho começou a tomar forma, trabalhando sem descanso, transformando tudo o que ganhava em cabeças de boi. Foi quando a seca assolou o sertão, no mesmo ano em que seu primogénito, Santo dos Anjos (Rogerinho Costa/ Renato Góes/ Domingos Montagner), nasceu.

Piedade dos Anjos (Cyria Coentro/ Zezita Matos) – Mulher de fibra, casada com Belmiro (Chico Diaz). Poderia ter-se entregado às agruras e aos percalços da vida. Em vez disso, venceu a seca e conseguiu chegar a Grotas com o filho Santo (Rogerinho Costa/ Renato Góes/ Domingos Montagner) nos braços. Ali, junto das águas do São Francisco, Piedade tem o segundo filho, Bento (Vitor Aleixo/ Diyo Coelho/ Irandhir Santos), criado ao lado do irmão e da pequena Luzia (Carla Fabiana/ Larissa Góes/ Lucy Alves), filha adotiva do capitão Rosa (Rodrigo Lombardi). Viviam felizes, até que o marido, Belmiro, é assassinado, levando com ele o sonho que os dois acalentavam de ter, de novo, um pedaço de chão só deles.

Santo dos Anjos (Rogerinho Costa/ Renato Góes/ Domingos Montagner) – Nasceu no sertão, filho de Belmiro (Chico Diaz) e Piedade (Cyria Coentro). Tornou-se o grande amor de Maria Tereza (Isabella Aguiar/ Julia Dallavia/ Camila Pitanga), ignorando a rivalidade entre as duas famílias. Com ela teve Miguel (Gabriel Leone), mas só descobre o filho mais de vinte anos depois do encontro com a filha do coronel.

Bento dos Anjos (Vitor Aleixo/ Diyo Coelho/ Irandhir Santos) – Bento nasceu na fazenda de Eulália (Fabíula Nascimento), nas margens do Rio São Francisco, seis anos depois do nascimento de Santo (Rogerinho Costa/ Renato Góes/ Domingos Montagner), quando os pais, Belmiro (Chico Diaz) e Piedade (Cyria Coentro), já estavam assentados na vida. Bento era calmo, tranquilo. Tão pacifico que ninguém jamais imaginou que fosse ele o autor do disparo que quase vitimou o todo poderoso coronel Afrânio (Rodrigo Santoro/ Antonio Fagundes), mandante da morte do seu pai. Seguiu para Recife para estudar agronomia. Foi lá que Bento entrou em contato com a política. Regressa a Grotas e torna-se vereador. Envolve-se com a professora Beatriz (Dira Paes). Disputa o amor dela com Martim (Davi Caetano/ Lee Taylor).

Luzia (Carla Fabiana/ Larissa Góes/ Lucy Alves) – Filha adotiva do Capitão Ernesto Rosa (Rodrigo Lombardi) e da mulher, dona Eulália (Fabíula Nascimento), foi encontrada no meio de uma plantação de algodão. Santo (Rogerinho Costa/ Renato Góes/ Domingos Montagner) gostava de Luzia como irmã. Bento (Vitor Aleixo/ Diyo Coelho/ Irandhir Santos) gostava de Luzia como mulher. Faceira, passou a adolescência a seduzir Santo de todas as maneiras, fazendo Bento de confessor. Acabou por se casar com Santo, mas nunca conseguiu conquistar o seu amor. Porque o amor de Santo era de Maria Tereza (Isabella Aguiar/ Julia Dallavia/ Camila Pitanga). Teve com ele duas filhas, Olívia (Giullia Buscacio) e Isabel (Ana Rayza).

Olívia (Giullia Buscacio) – Olívia estudou agronomia, e levada pelo sonho de transformar a fazenda numa área de cultivo orgânico, conheceu Miguel (Gabriel Leone). Desde o primeiro instante ficou impressionada com ele. Descobriu que Miguel era neto de coronel Afrânio (Rodrigo Santoro/ Antonio Fagundes), seu vizinho. E sem dar importância à rivalidade entre as duas famílias, convidou-o para conhecer a fazenda e o pai. A descoberta de que Miguel é seu irmão deixa Olívia sem chão.

Isabel (Ana Raysa) – Filha de Luzia (Carla Fabiana/ Larissa Góes/ Lucy Alves) e Santo (Rogerinho Costa/ Renato Góes/ Domingos Montagner) e irmã de Olívia (Giullia Buscacio).

Lucas (Lucas Veloso) – Amigo de Olívia (Giullia Buscacio). Apaixona-se por ela.

Cidade de Grotas

Padre Romão (Umberto Magnani/ Carlos Vereza) – Quando chegou a Grotas, o Padre Romão caiu logo nas graças de Encarnação (Selma Egrei), que viu no jovem padre um fantoche que ela manipularia a seu gosto. Padre Romão passou a vida evitando que a vontade dela se sobrepusesse aos seus ideais. O seu grande amigo era o capitão Ernesto Rosa (Rodrigo Lombardi).

Beatriz (Dira Paes) – Filha de dois lavradores que serviam ao coronel Afrânio (Rodrigo Santoro/ Antonio Fagundes) na época da colheita, Beatriz é a mais nova de uma penca de filhos. Recebeu livros, cadernos e foi para a escola atrás de outro destino na vida. Vai ficar dividida entre os amores de Bento (Vitor Aleixo/ Diyo Coelho/ Irandhir Santos) e Martim (Davi Caetano/ Lee Taylor).

Ceci (Luci Pereira) – Descendente de uma tribo de índios da região do Rio São Francisco, Ceci é mãe de Beatriz (Dira Paes) e de outros três filhos. No distrito da Gameleira, onde a velha índia vive, não há quem não abuse dos seus saberes, quem não conheça o poder dos seus chás. Ela é a grande mãe, senhora dos segredos da natureza, que vive em comunhão com o universo.

Zé Pirangueiro (José Dumont) – Pescador, nascido e criado como filho de tal, casado com Josefa (Marcélia Cartaxo), pai de três crianças, Pirangueiro, como é conhecido, tem visto Velho Chico, o seu companheiro que nunca lhe negou sustento, morrer. Grande líder da comunidade de pescadores da Gameleira, Pirangueiro, braço forte daquela gente, está desiludido, carregando a certeza de que a sua luta é hoje infeliz e inglória.

Josefa (Marcélia Cartaxo) – Lavadeira, ribeirinha, mãe de três filhos e companheira de Zé Pirangueiro (José Dumont), Zefa vive um dia de cada vez, sem jamais perder as esperanças, certa de que o futuro somos nós quem o escrevemos, com os nossos atos. Entoando lindas cantigas, Zefa lava roupas no rio como quem acalenta as águas.

Outras personagens

Dona Zilu (Veronica Cavalcanti) – Uma mulher simples. Passa a maior parte do tempo cuidando da casa e dos filhos, entre eles a sua única filha, Leonor (Marina Nery). Também dedica o seu tempo ao sítio que tem com o marido Aracaçu (Carlos Betão). Vai interferir diretamente no destino da filha quando convida Afrânio (Rodrigo Santoro/ Antonio Fagundes) para pernoitar na sua casa depois de uma visita.

Aracaçu (Carlos Betão) – Produtor de pele de bode, cuida das suas terras juntamente com a mulher Zilu (Veronica Cavalcanti) e os filhos, entre eles Leonor (Marina Nery). Parceiro de Saruê (Tarcísio Meira) nos negócios, fica a saber da morte do coronel pelo filho dele, Afrânio (Rodrigo Santoro/ Antonio Fagundes). E é nesse mesmo dia que flagra a sua filha com o jovem coronel numa situação de intimidade. Com isso, obriga os dois a casarem-se, ameaçando-se de morte.

Chico Criatura (Gesio Amadeo) – Dono do bar de Grotas, que fica localizado no centro da cidade e é palco para encontros de muitas histórias na trama. Chico está sempre por dentro do que se passa na cidade porque costuma conversar com todos os moradores que frequentam o seu bar.

Dr. Emílio (Leopoldo Pachedo) – Médico de família. É ele quem cuida de todos os moradores da cidade e atende à família dos coronéis sempre que é solicitado.

Neuza (Denise Correia) – Empregada de Afrânio (Rodrigo Santoro/ Antonio Fagundes) no Solar, em Salvador.

Matilde (Thaissa Cavalcantti) – Amiga de Iolanda (Carol Castro/ Christiane Torloni). Não aguenta ver a amiga sofrer de amores por Afrânio (Rodrigo Santoro/ Antonio Fagundes) e tenta convencê-la a deixar essa história para trás.

Coronel Floriano (Fernando Teixeira) – Coronel amigo da família de Saruê (Tarcísio Meira). Após a morte dele, frequenta a casa do amigo sempre que Encarnação (Selma Egrei) precisa de consultas para resolver os negócios da família.

Coronel Salgado (Chico de Assis) – Coronel que frequenta a fazenda Piatã, que pertence ao capitão Rosa (Rodrigo Lombardi).

Severo D’Acelino (Eugenio Etore) – Capitão do barco que explica um pouco da história do Rio São Francisco a Martim (Davi Caetano/ Lee Taylor) numa das suas viagens.

Egídio (Maciel Melo) – Cordelista (autor de literatura de cordel, típica do Nordeste Brasileiro). Frequentador assíduo do bar de Chico Criatura. Cria várias músicas juntamente com Avelino (Xangai) relatando os acontecimentos da cidade.

Avelino (Xangai) – Cordelista. Frequentador assíduo do bar de Chico Criatura. Cria várias músicas em parceria com Egídio (Maciel Melo) relatando os acontecimentos da cidade.

Martha (Adriana Gabriela) – Amiga de Maria Tereza (Julia Dalavia) no internato.

Fonte Rede Globo Novela “Velho Chico”

Real Time Web Analytics