Novela “O Sábio” – resumo dos próximos episódios

O Sábio– a RTP Portugal divulgou no resumo dos próximos episódios de O Sábio que Cristina recebe uma chamada de Domingos que a convida para ir almoçar ou jantar com ele. Na novela O Sábio, episódio de sexta-feira, 21 de julho – Episódio 136 – Cristina dá a formação nos bombeiros, essa aula é dedicada a partos de emergência. Arnaldo sente-se mal com o assunto e Domingos mostra-se muito concentrado. Rita vê o enxoval que a tia já fez para o bebé e gaba-lhe o entusiasmo. Adelaide comenta que deviam pensar em ir para Lisboa para arranjar uma boa escola para o bebé. Rita lembra-lhe que essa decisão cabe à Sofia. Alzira recebe a carne do fornecedor e fica descansada. Raúl lamenta que não seja a carne de Romão, para contarem com os amigos dele. Cristina pede a Domingos, Evelina e Arnaldo que demostrem como fazer o nascimento de um bebé.

Domingos está muito aplicado, Evelina dá-lhe assistência, mas Arnaldo desmaia e Cristina fica concentrada nele, para grande desilusão de Domingos. Graça vai contar a novidade a Romão, mas ele mostra-se apreensivo por ela voltar a trabalhar para Manuela. Não acredita que Manuela tenha esquecido o facto de ela ser amante do marido e pede a Graça que minta acerca da relação deles, porque receia ser envenenado. Sofia está na farmácia e volta a ter uma visão com Luís, em que ele aparece e os dois beijam-se. Fernando interrompe a visão de Sofia, que desperta e fica perplexa.

Evelina comenta com Domingos, Telmo e Arnaldo que está triste pela partida de Jorge para Lisboa. Os amigos tentam anima-la, mas sem sucesso. Estranham João ainda não ter chegado, pois também está destacado para fazer o turno da noite com eles. Comentam que ele tem feito um bom trabalho, apenas Domingos ainda denota alguma desconfiança nele. António, Cremilde e Valentim comentam que a partida de Jorge é um momento triste para Montemor. Valentim repara que João ainda ali está e relembra-o de que essa noite, ele está de serviço. O mesmo homem, que ouviu João falar no valor do equipamento da ambulância, aborda-o.

Novela “O Sábio” RTP Portugal: resumo dos próximos episódios

Comente no final da página

Na novela O Sábio, episódio de segunda-feira, 24 de julho – Episódio 137 – Sofia vai ter com Pedro e conta-lhe que falou com a Carmen e ela lhe pareceu preocupada. Pedro diz-lhe que está a fazer uma espécie de retiro espiritual. Sossega a filha dizendo que irá falar com Carmen. Sofia conta ao pai que voltou a ter uma visão, mas o pai considera que pode ser apenas cansaço. Alzira está feliz por ter muitas reservas para o primeiro dia do porco preto, mas Júlia mostra-se apreensiva por terem enfrentado Romão. Carmen vai falar com Pedro, ele diz-lhe que não lhe pode explicar o motivo por que não vai voltar para a herdade, mas assegura que é para o bem dos dois. Carmen acusa-o de ser o mesmo egoísta de sempre. Adelaide está nauseada e vai para o seu quarto.

Cristina recebe uma chamada de Domingos que a convida para ir almoçar ou jantar com ele. Cristina diz-lhe que lhe liga de volta a confirmar. Domingos não acredita que Cristina lhe volte a ligar e fica desanimado. Carmen cruza-se com Valentim e ele diz-lhe que sabe que Pedro saiu da herdade. Carmen fica desconfortável com a conversa e diz-lhe que ele irá voltar em breve. Valentim fica incomodado. Telmo coloca flyers publicitando os seus serviços de leitura de tarot, na sala de convívio dos bombeiros, mas oferece uma leitura grátis a Evelina que lhe pede para saber de Jorge vai trabalhar para Lisboa e os dois combinam para o dia seguinte. Valentim passa as ordens do dia aos bombeiros, João chega atrasado e o comandante chama-lhe a atenção.

Soa a sirene nos bombeiros e são informados que ocorreu um acidente.João quer participar, mas recebe a ordem de Valentim para ficar no quartelem apoio. Luís assiste à tristeza da mãe e confessa a Rogério que está a perder a paciência para o Pedro. Pedro conta a Jorge o que se passa. Jorge acusa Pedro de ser um sacana e se fosse a ela, nunca mais o ia querer ver à frente. Pedro insiste que não lhe vai contar porque ela não iria acreditar. Jorge diz-lhe que ele é um idiota. Rita e Sofia almoçam no Sericaia, Sofia confessa que lhe custa estar ali depois do que aconteceu a Ricardo. Romão aparece e cumprimenta as filhas, enquanto dá a indicação a Gil para tratar de uma mesa para os dois. Raúl não tem nenhuma mesa disponível, mas Romão diz-lhe que tem uma reserva feita no nome de Judas, o nome de um traidor.

Cremilde e António tentam arranjar um evento semelhante ao do Sericaia, mas que inclua a pesca e a cozinha. Os bombeiros regressam ao quartel e Evelina conta a João que a ambulância foi assaltada, ficou sem o equipamento e não conseguiram prestar apoio aos acidentados, tiveram de esperar pelo INEM. João fica muito tenso, mas disfarça. Cândida aparece e Manuela conta-lhe o seu plano para pôr Romão fora de casa. Conta que vai pôr as malas dele à porta de casa e ele vai querer justificações, irá ter com ela e depois ela vai aparecer com um ferimento que dirá que foi ele que o causou, o que fará com que Rita o odeie.

Na novela O Sábio, episódio de terça-feira, 25 de julho – Episódio 138 -Rita consegue que a banda atue nos seus anos e fica feliz. Gabriel chama-lhe a atenção, receia que os pais dela não gostem. Rita está decidida e diz-lhe que vai fazer 18 anos e que vai começar a viver a sua liberdade. Alzira e Raúl temem as consequências de Romão ter escrito no livro de reclamações, mas pior do que isso, receiam que as retaliações não fiquem por ali. Pedro regressa à herdade e depara-se com Carmem a tocar piano e pede-lhe que o aceite de volta. Carmen implora que lhe explique o que se passou, mas ele diz-lhe que terá de confiar nele. Luís conta a Rogério que se encontrou com Sofia no Sericaia e que a convidou para tomarem um café, mas ela recusou.

Luís pretende insistir, mas Rogério aconselha-o a pensar bem, se quer ser pai de uma criança que não é sua. Domingos vai arranjar as unhas para o seu encontro com Cristina. Sandra deseja-lhe sorte e Domingos pede para não o pressionar quanto à sua performance sexual. Evelina faz votos para que a polícia encontre o ladrão da ambulância e comenta com Arnaldo que a partida de Jorge a deixou muito triste. Arnaldo lembra a amiga que ainda não é certo que ele se vá embora de Montemor. Sofia passa o serão com Adelaide, que pede à sobrinha para a acompanhar no curso pré parto. Sofia apercebe-se que Adelaide está a tomar ácido fólico, ela diz-lhe que foi o médico que lhe receitou para a anemia. Felícia prepara um jantar especial e Pedro pede desculpa a Luís pelo que se passou.

Luís pede-lhe que não volte a repetir e Pedro promete que tal não voltará a acontecer. Sofia conta a Cristina que arranjou coragem para arrumar as coisas de Ricardo. Cristina comenta que ela vai ser boa mãe, mas Sofia diz-lhe que a supermãe vai ser a sua tia. As duas conversam sobre a sua dedicação ser demasiado intensa, mas Cristina considera que deve ser uma forma de Adelaide retribuir o que Sofia fez por ela. Domingos comenta com Arnaldo que o seu encontro com Cristina correu bem. Dulce aparece e Arnaldo oferece-se para ensaiar com ela, mas Dulce recusa e Arnaldo fica desmoralizado. Manuela põe o seu plano em marcha. Romão vai ao quarto dela pedir-lhe satisfações e ela diz-lhe que vai chamar a polícia e acusa-o de a ter agredido. Romão apercebe-se do que Manuela pretende fazer e usa o seu trunfo, coloca no telemóvel a gravação em que ela confirma os crimes de Luísa e de Carmen. Manuela fica furiosa e desarmada.

Na novela O Sábio, episódio de quarta-feira, 26 de julho – Episódio 139 – Manuela conta a Cândida que o seu plano não surtiu efeito. Cândida fica muito irritada e Manuela frustrada por estarem dependentes de Romão. Romão pretende ir festejar com Graça a afronta que fez a Manuela e oferece-lhe um vestido para ela usar nessa noite. Graça fica encantada. Rita fica espantada com a adesão de convidados à sua festa. Gabriel mostra-se preocupado. Manuela entra no quarto de Rita para lhe dar os parabéns e dá a entender que lhe vai organizar um jantar-surpresa. Romão pressiona o advogado para poder retomar os trabalhos na mina. O advogado lembra a Romão que só lhe resta mesmo esperar e conseguir a licença para recomeçar os trabalhos.

Romão fica furioso e comenta com Gil que o seu único ânimo é a noite anterior ter sido fantástica. Romão conta a Gil que Manuela tentou correr com ele de casa, mas ele usou a gravação que captou e ela ficou na sua mão. Telmo diz a Evelina que vê nas cartas que no amor há uma mudança, viagem e a possibilidade de ser correspondida. Evelina fica com a certeza de que Jorge irá mesmo para Lisboa. Telmo aconselha-a a estar atenta, pois ele também não esperava encontrar o Marco e aconteceu. Jorge vai jantar à herdade e conta aos amigos que decidiu aceitar o convite para ir trabalhar para Lisboa. Carmen pergunta-lhe se a ida dele para Lisboa tem alguma coisa a ver com Mónica, mas ele nega e confessa que nem a quer encontrar. Jorge pede ao amigo que cuide da sua saúde.

Rita e Gabriel estão a tratar da festa, Alzira aparece e conta-lhe que quando Gabriel fizer anos lhe vão organizar uma festa que será como ele quiser. Rita lamenta que a sua mãe não seja assim. Gabriel recebe uma mensagem de Manuela a convidá-lo para um jantar-surpresa nessa noite e sente-se ainda mais comprometido. Romão mostra a Graça o colar de pérolas que comprou para oferecer a Rita. Graça diz-lhe que não é o ideal para Rita. Romão fica apavorado e receia já não conseguir comprar nada a tempo. Graça ajuda-o a fazê-lo pela internet. Carmen comenta com Pedro que gostava que o Valentim voltasse ao trabalho. Pedro oferece-se para ir falar com ele, mas Carmen não aprova a ideia.

Sandra comenta com Dulce que a relação dela e Rogério está a ser muito cautelosa, vão fazer as coisas com calma. Dulce pergunta-lhe se Luís e Sofia estão juntos. Sandra diz-lhe que não sabe mas pode perguntar, Dulce diz-lhe que talvez seja melhor nem saber. Jorge conta a Evelina que decidiu deixar Montemor e ela mostra-se profundamente triste. Jorge diz-lhe que de seguida vai comunicar a todos os bombeiros, mas Evelina não o acompanha. A festa de Rita está a decorrer. Rita está muito contente e Gabriel muito nervoso. Manuela entra em casa e fica em choque. Vai até ao centro da sala e grita dizendo que quer todos na rua. Rita enfrenta a mãe e diz-lhe, de maneira a que todos oiçam, que a casa é sua e como é o seu dia de anos, se a Mãe e a avó não quiserem ficar na sua festa, devem ser elas a sair.

Na novela O Sábio, episódio de quinta-feira, 27 de julho – Episódio 140 – O ambiente na festa de Rita é muito constrangedor. Manuela volta a gritar e os convidados de Rita saem todos. Rita e Gabriel ficam para o fim, mas antes de saírem, Rita diz à mãe que a odeia. Manuela queixa-se do comportamento de Rita, considera uma injustiça. Gabriel conta à mãe e à avó, que a festa surpresa de Rita foi um desastre. Rita conta a Sofia o que aconteceu. Porém a irmã chama-lhe a atenção que ela deve ser mais responsável. Rita pede-lhe para lá ficar uns dias a dormir em casa e Sofia aceita desde que ela fale com os pais. Manuela está furiosa com o que se passou com a Rita e discute com Romão pela sua passividade com a filha. Romão diz-lhe que a Rita é rebelde por ter uma mãe exigente e egocêntrica.

Romão pergunta a Manuela o que faria a Rita se ouvisse a gravação acerca das mortes mas Manuela diz-lhe para não pôr a filha na guerra entre os dois. João está no clube de pesca quando aparece o cliente mafioso, ele entrega-lhe um envelope com o que diz ser a sua parte do negócio. João recebe e apressa-o para que saia do clube, mas o mafioso propõe-lhe um novo trabalho. Diz-lhe que está interessado no novo equipamento de desencarceramento dos bombeiros de Évora. João fica tentado em fazer o trabalho, com a condição de ser o equipamento de bombeiros de Montemor, e se ficar com metade do dinheiro. Rogério e Sandra jantam no Sericaia, os dois oficializam o namoro. Felizes e apaixonados combinam que está na hora de Sandra ir jantar à herdade para provar os cozinhados de Felícia. Romão tenta demover Rita de ir passar uns dias a casa de Sofia, mas sem sucesso.

Sofia conta a Adelaide e Cristina que Rita vai passar uns dias com elas. Romão liga a Sofia a pedir-lhe para convencer a irmã a voltar para casa. Sofia receia que Rita não esteja disposta a ceder. Rita não quer ir às aulas e Sofia explica-lhe que é obrigatório, se ela quer morar lá em casa. Sofia chama a atenção de Rita para o facto dos pais já não lhe darem dinheiro, alerta-a que ela tem de arranjar uma solução. Adelaide conta às sobrinhas que tem passado mal as noites. Pedro e Carmen vão ao clube de pesca e ficam a saber por Cremilde e António que João está muito mudado desde que entrou para os bombeiros. De súbito Pedro tem um mau pressentimento e diz aos pais que devem estar atentos ao João.

Valentim alerta a corporação para a importância do cumprimento dos horários, repara que João não está presente e mostra o seu desagrado. Toca a sirene e Valentim informa que há um incêndio perto e que ele ficará no quartel em apoio. A corporação sai e Valentim vê João com um comportamento estranho e com uns sacos, hesita em chamá- lo, mas decide ir atrás dele. A dada altura chega ao restaurante uma encomenda de carne da Costa Cardoso e Alzira fica furiosa por Raúl ter encomendado carne a Romão, sem lhe ter dito nada. Os bombeiros regressam ao quartel, Valentim está à espera deles e chama João para lhe falar no atraso dessa manhã. João mente e Valentim muito desiludido com ele faz sinal ao inspetor da polícia para deter João por furto qualificado. Valentim diz-lhe que o seguiu até ao encontro com o seu cúmplice e o dinheiro que está no seu bolso faz prova disso.

Na novela O Sábio, episódio de sexta-feira, 27 de julho – Episódio 141 – João é algemado pelo inspetor da polícia, sob o olhar de todos os bombeiros. Valentim explica à corporação que o João roubou material de desencarceramento e ele próprio o viu fazer a troca desse material por dinheiro. O comandante põe a hipótese de também deve ter sido ele, a roubar o equipamento da ambulância. António é informado por Valentim que João foi preso. Cremilde está incrédula, mas António não está assim tão crente na sua inocência. Cremilde zanga-se pelo marido estar a condenar o filho por algo que não sabe se é verdade. Sofia, Adelaide e Cristina comentam que Cândida é capaz de se livrar da acusação por ter um bom advogado.

Adelaide diz-lhes que vai dormir um pouco, sente que tem as pernas inchadas e está cansada. Sofia comenta com Cristina que Adelaide se tem queixado muito de cansaço e que na próxima consulta precisam de alertar o médico. O advogado de Cândida comunica-lhe que o Juiz pediu uma avaliação ao estado clínico de Adelaide. Manuela e Cândida ficam esperançadas que esse facto venha a ajudar a ilibá-la da acusação. Gabriel pede ajuda a Rita para fazer um trabalho, mas ela está distraída e comenta que foi horrível o João ter roubado o equipamento dos bombeiros. Gabriel diz-lhe que ele vai pagar pelo que fez. Rita e Gabriel ouvem Adelaide a cantar uma música de bebé. Rita entra no quarto da tia e ela diz-lhe que faça pouco barulho porque está a ser complicado adormecer o bebé. Rita vê o bebé falso e fica sem palavras. Luís aparece na farmácia e consegue convencer Sofia a tomar um café com ele. Alzira zanga-se com Raúl por ter encomendado carne ao Romão. Diz-lhe que a vai dar ao canil e que vai fazer uma nova encomenda a Arraiolos.

Raúl pede-lhe que seja discreta pois, não pode voltar a desiludir o Romão, agora que Valentim está prestes a ser destituído. Raúl conta que Valentim está em risco por ter aceitado o João na corporação. Evelina e Domingos combinam que é o momento certo para pregarem a partida a Arnaldo. Cremilde vai pedir ajuda a Pedro, diz-lhe que não se pode valer de advogados porque não tem dinheiro e tem de provar que o filho está inocente. Pedro diz-lhe que o amor de mãe é cego, mas ela precisa de abrir os olhos e de ter muita força para lidar com a nova realidade do filho. Gil está no clube de pesca a fazer comentários maldosos contra João. António lembra-lhe que ele tem muitos telhados de vidro para estar a atirar pedras a outros. Gil recorda-o de que não foi ele que ateou fogo à pecuária e António corre com Gil para fora do clube. Valentim está a entrar e apercebe-se da tensão entre os dois.

Na novela O Sábio, episódio de segunda-feira, 31 de julho – Episódio 142 – Valentim conta a António que apanhou o João em flagrante. António fica furioso e frustrado, mas Valentim aconselha-o a não se culpar pela educação de João. Lembra-o que ele agiu bem como pai e que não tem culpa que o filho seja assim. Raúl vai contar a Romão o que se passou com João. Consegue enervá-lo. Rita conta a Sofia o que se passou com Adelaide e o bebé de plástico. Carmen é surpreendida por Pedro, que a ouve a tocar piano. Carmen comenta que gostava de saber o que causou o seu afastamento, mas Pedro diz-lhe para não pôr o amor deles em causa. Telmo faz a leitura das cartas a Sandra, diz-lhe que ela tem a ganhar se investir na sua relação com Rogério e que vão surgir alguns obstáculos, mas nada de grave.

Sandra fica pessimista. Evelina e Domingos tentam fazer as pazes com Arnaldo, mas ele ainda está muito sentido e promete vingar-se. António e Cremilde regressam a casa. Estão arrasados. Romão vai falar com Valentim, mostra-se impiedoso e pede-lhe para no dia seguinte lhe entregar uma carta de demissão. Caso contrário, Romão informa-o que será demitido. Valentim assume que no dia seguinte lhe entrega a carta. Manuela liga para Rita e não consegue convence-la a voltar para casa, tenta abordar o assunto com Sofia, mas não consegue que ela interfira na conversa com a Rita. Raúl vai pedir desculpa a Alzira por ter encomendado carne à sua revelia, mas pede-lhe que mantenha o sigilo quanto à entrega da carne ao canil. Raúl comenta que se for comandante vai precisar do apoio dela e Alzira diz-lhe que pode contar com ela.

Adelaide surge e diz às sobrinhas que vai caminhar, conta-lhes que há meses que não tem menstruação. Cristina e Sofia ficam apreensivas e dizem-lhe que deviam ir ao médico. Adelaide sai para ir andar e deixa as sobrinhas intrigadas. Romão conta a Gil que forçou Valentim a demitir-se depois do que aconteceu com João. Gil compreende os motivos de Romão e considera que tomou a decisão certa. Romão estranha o despreendimento dele ao pai e Gil diz-lhe que considera Romão mais pai, do que Valentim. Romão comenta que vai ter de eleger o novo comandante e apesar de Raúl ser o mais natural, não confia nele. Romão diz a Gil que ele é a única pessoa em quem ele confia. João regressa ao clube com os pais. Assume que é culpado. António perde a calma e esbofeteia o filho. Cremilde pede-lhe para parar e confessa a João que lhe partiu o coração. António diz-lhe que tem vergonha de ser seu pai.

Fonte: RTP – Rádio e Televisão de Portugal

Real Time Web Analytics