Novela “O Sábio” – resumo dos próximos episódios

O Sábio– a RTP Portugal divulgou no resumo dos próximos episódios de O Sábio que Sofia recebe a visita do seu pai, os dois comentam que o ambiente entre eles está mais afável. Na novela O Sábio, episódio de quinta-feira, 23 de fevereiro – Episódio 039 – João queixa-se à mãe do pai não o estar a ajudar, Cremilde explica-lhe que ele precisa de estar sossegado. João não se mostra sensível e pede à mãe para ir ter com Rita, mas Cremilde não deixa. Decide ir ter com António, que ao vê-la a chorar, pede-lhe para não voltar a procurar Manuela e que caso o inspetor venha falar com ela, não confirme que foi ele. Cremilde fica muito assustada por ter de mentir. Rogério conta a Telmo que a única razão para ele frequentar as aulas de dança é poder estar próximo de Evelina. Telmo disponibiliza-se a lançar as cartas para saber o futuro deles, mas Rogério não quer. Felícia tenta saber o que se passa com o seu sobrinho e pede informações sobre a tal namorada a Luís.

Assim que percebe que eles ainda não são namorados, Felícia receia que Rogério sofra de amores. Felícia aborda o assunto Pedro Homem com Carmen, mas ela corta a conversa. Carmen vai visitar Pedro, diz-lhe que não quer abdicar do amor deles, mostra-se disponível para viver novamente essa paixão, que sabe existir entre eles. Mas Pedro, volta a visualizar a imagem dela morta e pede-lhe para que saia de sua casa e que o deixe em paz. Carmen vai-se embora, completamente arrasada. Romão conta a Manuela que Carmen tem tentado obter financiamento nos bancos. Comenta que já influenciou os gestores e que está prestes a fazer a sua proposta a Carmen. Ricardo vai pedir apoio a Manuela para reconquistar Sofia.

A vidente diz-lhe para ter calma, que o assunto não estava esquecido e que ela irá tratar disso. Luís conta a Sofia que vai ser difícil obterem o financiamento e que provavelmente vão ter de despedir alguém. Apesar de faltarem alguns alunos, a aula de Dulce começa. Assim que Telmo e Rogério chegam, a professora indica-lhes os pares a formar. Telmo fica com Evelina e Rogério fica com Arnaldo. Júlia vai à farmácia e acaba por desabafar com Sofia que tem muitos problemas com Alzira.

A farmacêutica aconselha-a a pedir-lhe desculpa para ficarem bem. Romão vai à herdade das Estevas apresentar a sua proposta de compra, mas Carmen comunica-lhe que não está interessada em vender os terrenos, independentemente do valor. Romão deixa ficar um papel, onde assinalou o valor que oferece pelas terras, caso Carmen pretenda reconsiderar. Luís fica entusiasmado pela proposta e tenta convencer a mãe a aceitar, considera que os seus problemas ficariam resolvidos.

Novela “O Sábio” RTP Portugal: resumo dos próximos episódios

Comente no final da página

Na novela O Sábio, episódio de sexta-feira, 24 de fevereiro – Episódio 040 – Sofia recebe a visita do seu pai, os dois comentam que o ambiente entre eles está mais afável. À saída encontra Ricardo e relembra-o da conversa, Sofia estranha o comentário e pergunta ao ex-namorado do que se trata, ele mente, dizendo que falaram acerca de medicinas alternativas. Manuela conta a Cândida que recebeu a visita da fiscalização médica e que receia o que possa acontecer. Adelaide chega bem arranjada e conta-lhes de que vai a uma consulta com o Dr. Jorge. Cândida quer acompanha-la, mas ela diz-lhe que já combinou ir com Sofia. Manuela culpa Pedro por todo o descontrolo na sua vida.

Raul chega ao restaurante e depara-se com o caos. Ao assistir à sua mãe a destratar os clientes, pede-lhe que resolva o problema de imediato e vá pedir desculpa a Alzira. Júlia em vez disso sugere que ele contrate alguém para o lugar da mulher e fica amuada. No clube de pesca, António e Cremilde não têm mãos a medir, estão a entrar muitos clientes vindos do restaurante sericaia a queixarem-se de mau atendimento. Gil entra no clube, António fica desconfortável, mas para surpresa dele, o rapaz só pretende almoçar. Cremilde comenta com o marido que pode confiar que vai correr tudo bem, se não, Gil já teria reagido. Romão comenta com Manuela, que Carmen não está interessada em vender os terrenos.

No entanto, ele não vai desistir da compra, em vez disso, vai dificultar-lhe a obtenção do financiamento, para que ela não tenha outra opção. Manuela conta-lhe da visita do fiscal e Romão aconselha-a. Luís conta a Rogério a proposta de Romão, ambos consideram o valor muito bom, o que deixa Rogério muito intrigado. Domingos volta a treinar Evelina, Sandra aparece e entra na conversa, propondo à amiga que faça massagens adelgaçantes e mesoterapia. Jorge conta a Pedro que o fiscal esteve em Montemor, está confiante de que ele irá punir a Manuela e fazer justiça. Pedro considera-a muito inteligente e acredita que deve ter eliminado todas as provas. O seu maior receio é que Ricardo seja pessoa para deitar as culpas na Sofia, só para se safar.

A aula de dança conta com mais uma aluna, Alzira junta-se ao grupo. Sandra fica feliz e pede a Rogério que dance com ela, deixando-o frustrado por não conseguir fazer par com Evelina. Sandra explica a Evelina todos os tratamentos que existem para perder peso. Como nenhum vai ao agrado da bombeira, Sandra sugere que ela volte a praticar exercício. Evelina diz-lhe que os treinos fizeram-na ganhar peso, por isso pede à amiga que encontre outra possibilidade. Rita chega a casa acompanhada por João. Cândida tenta evitar que ele vá ao seu quarto, mas a neta argumenta que ele precisa de escolher uns Cd´s e avançam. Ao entrar no quarto, Rita fecha a porta à chave e os dois beijam-se. Cândida apercebe-se de que estão trancados e ameaça a neta, dizendo que vai contar ao seu pai. Abre-se a porta, João vai-se embora e Rita fica furiosa. Manuela chega à farmácia e Sofia diz-lhe que está de saída, para ir ao médico com a tia Adelaide. A mãe diz-lhe que a saúde da irmã deixou de lhe interessar, tem uma preocupação maior, porque Luís não é a escolha certa para ela.

Na novela O Sábio, episódio de segunda-feira, 27 de fevereiro – Episódio 041 – Alzira recusa voltar ao restaurante. Segundo ela só volta quando Júlia lhe pedir desculpa. Júlia vai visitar Cândida, pede-lhe para limpar o mau-olhado que a nora lhe terá lançado. Cândida entrega-lhe um saquinho de ervas para beber numa infusão e alerta-a de que não servirá de nada se ela não falar com a Alzira. Rita quer ir morar com Sofia, quer a sua independência, Afirma que em casa a tratam como uma criança. Sofia não alimenta a ideia. Sandra convence Evelina a fazer um tratamento muito eficaz para perder peso. Romão recebe a visita do fiscal do ministério do ambiente e fica satisfeito por ele lhe dizer que tão cedo não pretende voltar lá. Assim que fica sozinho, dá a indicação a Gil para reabrir o matadouro, e que apesar de não ter a Etar a funcionar, ele irá pessoalmente resolver o problema das descargas.

Raul fala com a mãe, tenta convencê-la a ir falar com Alzira, mas sem sucesso. Raúl começa a desconfiar que as queixas de saúde são mentira. Júlia apercebe-se que o filho não está bem com ela. Evelina conta aos amigos que decidiu esquecer a ideia de perder peso, e resolveu aceitar-se como é. Ao tocar na máquina de café, Evelina apanha um choque. Sandra toca-lhe para a ajudar e também apanha um choque. Ficam todos alarmados por Evelina estar assim, acreditam que seja por causa do tratamento. Adelaide chega a casa muito bem-disposta, conta que foi ao médico, que esteve com Sofia e depois com Pedro. Manuela fica furiosa. Jorge visita Carmen e conta-lhe teve a informação que Romão está a cumprir com as suas obrigações, sob as orientações do ministério do ambiente.

Carmen conta a Jorge que Pedro lhe disse que não estão destinados um para o outro, que é impossível ficarem juntos porque o destino não permite. O médico lamenta e confessa não entender. Romão aparece no clube de pesca, dirige-se a António, dá-lhe indicação para ele deixar de fazer queixas das descargas e que controle o grupo dos pescadores, caso contrário pode temer pela saúde de João. António fica consternado, mas confirma que não fará nova denuncia. Manuela pede ajuda à mãe para ir falar com Sofia, precisa de se reaproximar da filha e traze-la de volta para a família. Raul conversa com Alzira e promete-lhe que sua mãe lhe irá pedir desculpa no dia seguinte. A mulher fica feliz por poder voltar e segue para a cozinha.

Na novela O Sábio, episódio de terça-feira, 28 de fevereiro – Episódio 042 – Romão conta a Manuela que foi falar com o António e que os problemas com os pescadores vão acabar. Manuela está preocupada pois o telefonema que o Pedro fez para o programa fez baixar as audiências e por isso vai antecipar o lançamento do livro. Jorge comenta com Pedro que fisicamente Carmen está bem, mas que ela está um enorme desgosto por se sentir rejeitada. Pedro pede-lhe para que não volte a falar nela. Luís conta a Sofia que a sua mãe não quer vender os terrenos a Romão. Ele lamenta porque gostava de resolver a situação financeira em que se encontram. Sofia fica intrigada por Romão estar tão interessado nos terrenos.

Luís julga ser para aumentar as instalações e mostra-se esperançado que ele não desista dos terrenos. Gil vai ao quartel para se inscrever nas aulas de dança, encontra-se com o seu pai e conta-lhe a sua intenção, mas o comandante não o recebe bem. Valentim pede a Domingos e Arnaldo que secretamente fiquem de olho nele. Júlia vai ter com Cândida para lhe dizer que já bebeu o chá mas continua com mau-olhado. A vidente justifica que não fez efeito porque ela ainda não falou com a nora. Carmen comenta com Valentim o que sente em relação a vender os terrenos a Romão. No entanto, o comandante considera ser um bom negócio e que a proposta chega na altura certa. Manuela prepara o lançamento do livro está entusiasmada com as confirmações.

Manuela comenta com Graça que tem de conseguir que as suas filhas estejam presentes. Graça estranha o comentário e a Vidente comenta que Rita, apesar de não querer, vai acabar por ir. Mas Sofia é um caso mais complicado porque anda desavinda das obrigações familiares. Cândida visita Sofia, é recebida de forma fria, e perante o convite para ir jantar a sua casa, relembra o que fizeram à sua tia Adelaide, pelo que não lhe apetece estar na sua companhia. Cândida finge-se magoada e pede-lhe que tente desculpar Manuela, mas Sofia não se comove. Ricardo, assim que Cândida sai, tenta apoiar Sofia, mas ela não lhe dá espaço.

Luís vai buscar Sofia à farmácia, e encontra Dona Júlia que comenta com eles que parecem estar a continuar o que os seus pais começaram. Perante o espanto deles, conta-lhes que Carmen e Pedro estiveram para casar. Luís e Sofia saem, mas Ricardo fica intrigado e pede-lhe mais pormenores. Romão e Sandra estão no gabinete. Ela, muito sedutora, usa uma nova lingerie e pressiona-o a deixar a família. Estão os dois muito envolvidos quando Rita bate à porta e decide entrar, ficando em choque com o que vê.

Na novela O Sábio, episódio de quarta-feira, 01 de março – Episódio 043 -Romão vai a casa de Sofia para falar com Rita. Diz-lhe que foi vitima. Rita não acredita na história. Propõe-lhe irem ter com Sandra para confirmar a história. Romão tentacom que desista da ideia, mas Rita não cede. Pedro está preocupado com o desgosto de Adelaide e decide ir visitá-la. Adelaide fica radiante e promete-lhe que o fará muito feliz, mas Pedro volta a dizer-lhe que não a ama e ela fica novamente destroçada. Cândida assiste e culpa Pedro pela situação. Romão e Rita invadem o gabinete de Sandra. Entre dentes, Romão consegue colocar as questões a Sandra com o sentido que deve responder a Rita. Sandra, magoada com a situação, acaba por confirmar a historia de Romão.

Rita fica satisfeita com as respostas. Sandra telefona para Graça e confirma que vai arranjar as unhas a Manuela. Manuela procura Luís na Herdade e tem uma conversa honesta com ele. No entanto, pede-lhe ajuda para que convença Sofia a ir ao lançamento do seu livro. Luís recusa ajudá-la. Manuela sai furiosa e profere que foi um erro ter ido falar com ele. Romão vai ter com Sofia à farmácia, conta-lhe que já esta tudo esclarecido com a Rita e avança com a sua versão da história. Sofia pede-lhe para que não faça a sua mãe sofrer. Nesse momento, Romão pede-lhe para que ela vá ao lançamento do livro, que esse assunto tem feito a sua mãe sofrer muito. Sofia mostra-se desinteressada.

Dulce conta a Evelina e Arnaldo que está a treinar para um casting. Arnaldo fica muito entusiasmado, mas rapidamente percebe que caso Dulce seja selecionada, ela se irá embora. Arnaldo fica destroçado. Gil entra na aula e consegue a atenção da professora. Arnaldo assiste e fica enciumado. Dulce pede para formarem pares, e por ser o primeiro dia de Gil a professora irá fazer par com ele. Arnaldo fica furioso. No restaurante Sericaia está tudo pronto para o lançamento do livro. O evento já conta com a presença de muitos dos convidados. Romão faz sala com os convidados Vip, enquanto Manuela está preocupada com o atraso de Graça que ficou de trazer os livros. Chega Ricardo e comenta com Manuela que Sofia não vai estar presente, ficou na farmácia com Luís.

A vidente comenta que esse encantamento está prestes a terminar. Jorge vai ter com Pedro à oficina, conta-lhe do evento de lançamento do livro da Manuela. Em tom de brincadeira desafia o amigo a passarem lá, para destabilizar, mas desiste da ideia. Pedro mostra-se interessado em ir, agarra nas suas coisas e sai. Evelina e Arnaldo estão a jogar às cartas no quartel. Domingos chega muito entusiasmado, e conta-lhes que estão muitos jornalistas no evento do lançamento. Tenta convencer os amigos a vestirem as t-shirts do Almansinho e irem até lá, porque o evento é a grande oportunidade de promoção que esperavam.

Os amigos dizem-lhe que estão de turno, que não podem sair do quartel e Domingos sai irritado.  Finalmente chegam os livros. Manuela está a discursar e agradece a todos os presentes, quando se apercebe da entrada de Pedro e fica apreensiva. No final do discurso, Graça distribui os livros pelos presentes. Manuela dá-se conta de que estão com as páginas em branco, fica aflita e promete que será enviado um exemplar em perfeitas condições. Pedro e Jorge riem do sucedido e abandonam a festa. Graça liga para a gráfica e dizem-lhe que os exemplares que lá ficaram estão em perfeitas condições, Manuela fica furiosa.

Na novela O Sábio, episódio de quinta-feira, 02 de março – Episódio 044 -Sofia e Luís comentam o que se passou com Rita e Romão. Luís brinca com a situação, mas Sofia mostra-se sensível. Manuela vai pedir satisfações a Pedro pelo que aconteceu aos seus livros, ele mostra-se calmo e diz-lhe que o universo lhe está a devolver o que ela faz aos outros e aconselha-a a praticar o bem. Manuela fica furiosa e ameaça-o, diz-lhe que em breve ele pode vir a precisar sair de Montemor. Pedro reage dizendo que não vai voltar a fugir. Domingos desabafa com António que gostava de ter estado no lançamento do livro, mas Raúl não o deixou e ele perdeu a grande oportunidade de promover o Almansinho.

Chegam uns jornalistas ao clube e Domingos mete conversa com eles. Conta-lhes acerca do monstro da albufeira, cuja T-shirt ele tem vestida, e mostra as fotografias, mas não consegue captar entusiasmo deles. Romão está com Sandra, ela exige que seja compensada. Romão diz-lhe que a viagem a Paris terá de esperar e vão ter de se encontrar menos vezes. Sandra fica desolada e aceita o dinheiro que Romão lhe dá como compensação. Gil e Dulce vão ao clube de pesca, e a professora confessa que aceitou o seu convite para não ficar em casa com Sofia e Luís. Gil aproveita para lhe dizer mal de Luís e comentar que Ricardo anda muito triste desde que eles acabaram o namoro. Dulce é da opinião que Luís está a fazer Sofia muito feliz, e ela gosta verdadeiramente do rapaz.

Felícia conta a Carmen que o responsável pelo fracasso do evento foi o Pedro, porém Carmen não acredita. No entanto, concorda com Felícia que é tempo de se pôr um travão a Manuela e só Pedro o poderá fazer. Júlia está na farmácia a comentar o que se passou no lançamento do livro. A dada altura, Sofia interrompe a conversa e relembra que precisam de trabalhar. Sofia confessa a Ricardo que a conversa de Júlia acerca dos seus pais a estava a incomodar. Manuela comenta com Adelaide que Pedro é um especialista em usar e abusar das pessoas. Adelaide não tolera que a irmã diga mal de Pedro e responde-lhe que ela nunca o perdoou por a ter deixado. Cândida responde de forma enigmática que os próximos tempos são de mudança.

Rita conta a Sofia que a tia está a passar um mau momento e precisa da ajuda delas. Sofia pede a Rita para convencer a tia a irem lá jantar a casa. Sofia visita Pedro, e comenta com ele que Adelaide caiu novamente na apatia e depressão. Pedro diz que foi honesto com ela, não a podia poupar à verdade. Pedro mostra-se disponível para a apoiar, mas não para a amar. Telmo aparece para saber do seu móvel, fica atrapalhado ao ver Sofia ali, e ela promete não comentar com a sua mãe que o viu na oficina do pai. Pedro pede a Sofia que espere enquanto ele vai entregar o móvel. Sofia fica a preparar um chá.

 

Fonte: RTP – Rádio e Televisão de Portugal

Real Time Web Analytics