Novela “Sassaricando – Haja Coração”- A história de Tancinha e Apolo

sassaricando_sic_episodios_novela_resumoNovela “Sassaricando – Haja Coração” – sinopse: na novela “Sassaricando – Haja Coração” Daniel Ortiz faz uma releitura de Sassaricando, exibida em 1987 no Brasil. Na trama original, o pobretão Aparício Varella deu um grande golpe do baú. Deixou Rebeca, o grande amor da sua vida, no Rio de Janeiro, para casar-se com Teodora, uma ricaça paulistana. A poderosa Teodora era a mais velha e menos desmiolada das três filhas do presidente das Tecelagens Abdalla, membro da comunidade libanesa de São Paulo.

O tempo passou e as três herdeiras Abdalla – Teodora, Lucrécia e Fabíola – tornaram-se três megeras, esnobes e, naturalmente, detestadas pelos maridos. Fabíola enviuvou e fica controlando a vida do único filho, Otávio (Tavinho). Lucrécia casou-se com Aprígio, irmão de Aparício, e o casal tem uma filha, Camila. Teodora assumiu a presidência, ao lado de Aparício, mas quem dá as ordens é sempre ela. A extravagante Fedora é a filha dos dois. Aprígio, por sua vez, envolveu a empresa da família em negociatas com uma perigosa irmandade de fanáticos adeptos de um prócer conhecido apenas por “Ela”. Seus seguidores agem clandestinamente, nos fundos de uma boate, mas estão prestes a ser desmascarados pelos astutos Guel e Camila.

Morador de um cortiço de São Paulo, Guel teve a família arrasada pelo sumiço de seu pai, Ricardo de Pádua, que saiu certa vez para comprar cigarros e não retornou, fato que deixou a mãe do rapaz, Aldonza, traumatizada. O casal tivera quatro filhos: Jorge Miguel (Guel), Constância (Tancinha), Isabel e Juana. Aldonza trabalha na feira do bairro com as três filhas, batalhando pelo sustento da família e pelos estudos de medicina de Guel. Detalhe crucial: o moço nunca foi à faculdade!

Agente da Interpol, Guel descobre, com Camila, a identidade secreta de “Ela”, na realidade, “El A”, sigla de “El Achid”. Achid Callux, milionário libanês, escondido sob a falsa identidade de Bóris Aidan, planeja acabar com a vida de Aparício Varella. Fedora é, na realidade, filha de Teodora e Achid Callux, fruto de um relacionamento da juventude. A família nunca aprovou essa relação, pois Achid sempre fora misterioso e alvo dos piores comentários. Teodora teve de deixar Achid para casar-se com Aparício, que assumiu a paternidade de Fedora naturalmente. Achid nunca desistiu de pôr as mãos na fortuna de Teodora e em sua filha.

Em um sinistro pacto feito entre os seguidores de “Ela”, Aprígio introduz o bandido Leonardo Raposo no seio dos Abdalla para este se casar com a sobrinha Fedora e, em seguida, matá-la. Ao casar-se com Fedora, Leonardo pensa em eliminá-la de todas as formas, de olho na fortuna. Num diabólico plano para matar a esposa, Leonardo explode o jatinho onde estava Teodora, matando a sogra por engano.

Assim, Aparício, agora viúvo e feliz, toma as rédeas da empresa da família. Livre da pressão e dos berros de Teodora, ele só pensa em recuperar o tempo perdido no casamento fracassado. Pensa também em voltar para Rebeca, o antigo amor, recém-chegada a São Paulo. Rebeca havia sido contratada como estilista por Teodora, e, assim, passava a trabalhar no mesmo prédio que Aparício.

Viúva e retornando do exterior, Rebeca é agora uma distinta e elegante senhora, mas sem um tostão no bolso, associando-se às amigas Penélope Bacellar e Leonora Lammar com o objetivo de caçar um marido milionário. Sabendo do intuito de Rebeca, Aparício deixa a presidência e finge ser um simples faxineiro, empregado da fábrica. Enquanto se disfarça de faxineiro e lorde, tenta conquistar Rebeca, Penélope e Leonora, sem que elas saibam estar envolvidas pelo mesmo homem, mas Teodora Abdalla vem do Além para atazanar de vez o pobre viúvo.

A história faz uma releitura de Sassaricando, novela de Silvio de Abreu, exibida no Brasil em 1987. A novela trará alguns personagens emblemáticos da primeira, mas é totalmente trabalhada como uma nova proposta contemporânea, romântica e divertida.

Fonte Rede Globo Novela “Haja Coração”

Real Time Web Analytics