Novela “Avenida Brasil” – Protagonistas, Elenco e Personagens

avenida-brasil-novela-globo-sic-portugal-resumo-proximo-episodioNovela Avenida Brasil – Rede Globo Portugal – A novela “Avenida Brasil” possui enredo, ritmo e bom humor contagiantes. A saga de Nina, jovem mulher que desde os 11 anos planeia um acerto de contas com a madrasta, é acompanhada de várias tramas paralelas.

O mundo de Rita

Rita (Mel Maia) – Órfã de mãe, é criada pelo pai Genésio (Tony Ramos) e pela madrasta Carminha. Quando descobre um golpe planeado por Carminha (Adriana Esteves) contra a sua família, o seu pai morre e Rita entra na mira da ardilosa e sedutora madrasta. Rita é abandonada num depósito de lixo após a morte do pai e anos depois é adotada por uma família argentina. Rita muda de identidade e torna-se Nina (Debora Falabella).

Genésio (Tony Ramos) – Pai de Rita, casado com Carminha (Adriana Esteves). É um bom homem, que sofre um golpe planeado e executado pela sua segunda esposa.

Carminha (Adriana Esteves) – É a grande vilã da história. Casada com Genésio (Tony Ramos), Carminha é amante de Max (Marcelo Novaes). Fria e ambiciosa, faz de tudo para conseguir o que quer. Depois de viúva, consegue tirar a enteada Rita (Mel Maia) do seu caminho e casa-se com Tufão (Murilo Benício), um famoso jogador de futebol.

Max (Marcelo Novaes) – Amante e grande parceiro de Carminha (Adriana Esteves). Dissimulado, tem pânico da pobreza, mas não é um verdadeiro criminoso. Alinha em todos os esquemas de Carminha, incluindo o plano de levar Rita (Mel Maia) para um depósito de lixo e o “golpe do baú” sobre Tufão (Murilo Benício).

A nova vida de Rita

Nina (Débora Falabella) – Discreta e misteriosa, Nina é uma jovem mulher cega pelos seus objetivos. Para ela, os fins justificam os meios e se a causa for nobre, tudo vale a pena na sua jornada. Nina esconde um lado obscuro na sua personalidade e a sua obsessão deve-se à morte do pai, Genésio (Tony Ramos), e ao abandono pela madrasta Carminha (Adriana Esteves), que sempre lhe fez a vida negra. Nina é fruto do que lhe aconteceu quando ainda era criança, a frágil Rita (Mel Maia). É uma cozinheira de mão cheia e a heroína da trama.

Martín (Jean Pierre Noher) – Pai adotivo de Nina (Débora Falabella). O argentino é uma excelente influência para Nina e educou-a com bons princípios.

Begônia (Carol Abras) – Irmã adotiva de Nina (Débora Falabella). Jovem problemática, sofre imensamente quando Nina anuncia o seu regresso ao Brasil.

Betânia (Bianca Comparato) – Irmã adotiva de Nina (Débora Falabella). Decide ir atrás da irmã logo que Nina deixa a Argentina.

Hector (Daniel Kuzniecka) – Namorado argentino de Nina (Débora Falabella). É um jovem homem apaixonado e muito bonito.

O mundo de Tufão

Tufão (Murilo Benício) – Ex-jogador de futebol que deu o título ao Flamengo na época em que jogava como artilheiro da equipa. É rico, mas leva uma vida sem ostentação. Tufão nunca abandonou as suas origens, apesar do dinheiro que ganhou ao longo da vida. Afetivo e generoso, é um homem que valoriza a família. No início da trama, é noivo de Monalisa (Heloisa Perissé), mas abandona-a porque cai na teia de Carminha (Adriana Esteves), com quem se casa e forma família.

Jorginho (Cauã Reymond) – Filho adotivo de Carminha (Adriana Esteves) e Tufão (Murilo Benício). É jogador de futebol, mas nunca conseguiu chegar à primeira divisão do futebol carioca. Não tem muito talento dentro do campo. Cativante e dono de um bom caráter, Jorginho tem um quê de recatado e discreto. Ele também viveu no depósito de lixo quando criança, época em que era conhecido como Batata. Ele não se entende com a mãe adotiva, mas tem um enorme carinho por Tufão. Jorginho foi o primeiro amor de Rita (Mel Maia) na infância de ambos.

Leleco (Marcos Caruso) – Pai de Tufão (Murilo Benício). Enquanto sua esposa, Muricy (Eliane Giardini) trabalhava para criar os filhos, o amável e boémio Leleco (Marcos Caruso) passa as tardes a jogar snooker e a conversar nos bares. O hedonismo é mote na sua vida.

Muricy (Eliane Giardini) – Mãe de Tufão (Murilo Benício) e Ivana (Letícia Isnard). A matriarca tem bom coração e excelente caráter, mas adora uma boa piada. Sustentou os filhos com o dinheiro feito na sua barraca de rua localizada na Central do Brasil. Com a ascensão económica de Tufão, cede ao consumismo, não resistindo ao deslumbramento da nova vida.

Ivana (Letícia Isnard) – Extrovertida e inocente, a irmã de Tufão (Murilo Benício) é mais uma a levar uma boa vida proporcionada pelo ex-jogador. Passou de empregada doméstica a “perua”. Comete vários exageros nas compras e na alimentação. Ivana vive de dieta. Apaixona-se por Max (Marcelo Novaes), sem saber do risco que corre ao lado do vilão.

Ágata (Ana Karolina) – Desajeitada, a filha de Carminha (Adriana Esteves) é insegura e vive com a auto-estima abalada. A relação com a mãe é problemática, mas dá-se muito bem com o padrasto, Tufão ( Murilo Benício). É doce e inteligente, além de ter talento para a culinária.

Conceição (Vilma Melo) – Empregada da família.

Adauto (Juliano Cazarré) – Analfabeto e solitário, Adauto é um amigo esquisito de Tufão (Murilo Benício). É o zelador do Divino Futebol Clube e esconde uma grande paixão por Muricy (Eliane Giardini).

Tessália (Débora Nascimento) – É uma mulher lindíssima e chama a atenção por onde quer que passe. Boa gente, sincera e romântica. Mesmo sem muitas pretensões, ganha um concurso de beleza no bairro do Divino.

O Divino

Monalisa (Heloisa Perissé) – Nascida na Paraíba, Monalisa chegou ao Rio de Janeiro sem um tostão no bolso. Com muita fibra e disposição, conquistou muitas coisas a a trabalhar como cabeleireira. Carismática e passional, a divertida Monalisa é apaixonada por Tufão (Murilo Benício). Os dois ficam noivos no começo da história. Contudo, a chegada de Carminha (Adriana Esteves) acaba com os planos do casal. Monalisa deixa o Rio de Janeiro depois de se separar do grande amor da sua vida, Tufão. Adota Iran (Bruno Gissoni), que conhece durante um acidente que ocorre na sua viagem de volta à Paraíba.

Silas (Ailton Graça) – É dono de um carro mensageiro que circula pelo bairro. É boémio e adora uma boa farra. É pai solteiro de Darkson (José Loreto).

Iran (Bruno Gissoni) – Jovem e talentoso jogador de futebol. Filho adotivo de Monalisa (Heloisa Perissé). Iran faz um enorme sucesso com as mulheres e a mãe morre de ciúmes do rapaz. Chega ao Divino na companhia da mãe, que resolve voltar da Paraíba e instalar-se, permanentemente, no Rio de Janeiro.

Darkson (José Loreto) – A grande paixão de Darkson é o rap. Enquanto não consegue viver da sua música, trabalha a fazer publicidade, ao microfone, da loja de Diógenes (Otávio Augusto), localizada no bairro do Divino. Faz muito sucesso no bairro com as mulheres.

Olenka (Fabiula Nascimento) – Impulsiva e autoritária, Olenka é parceira e amiga de Monalisa (Heloisa Perissé). É uma cabeleireira autêntica, sem papas na língua e extremamente sincera. Estas características chegam a afugentar algumas clientes.

Leandro (Thiago Martins) – Carismático e de caráter duvidoso, Leandro chega ao Divino para fazer parte da equipa do clube. É apaixonado por Suéllen (Isis Valverde). Como não consegue viver da renda de jogador de futebol, trabalha também como lixeiro.

Suéllen (Isis Valverde) – Se há traço de personalidade que define Suéllen, é o seu deslumbre pelo mundo da fama e do futebol. Trabalha na loja de Diógenes (Otávio Augusto), mas está longe de ser uma funcionária dedicada. Suéllen não tem bom caráter.

Diógenes (Otávio Augusto) – O fechadíssimo Diógenes é dono de uma loja de artigos femininos. Mas a sua renda também vem da agiotagem. É pai de Roniquito (Daniel Rocha) e o seu sonho é que o rapaz seja um bem-sucedido jogador de futebol.

Roniquito (Daniel Rocha) – Divertido e bonitão, Roniquito é amigo e braço direito de Monalisa (Heloisa Perissé).

Lúcio (Emiliano D’ávila) – Preguiçoso e malandro. É o filho mimado de Janaína (Claudia Missura) e sempre que consegue arranja forma de fugir do trabalho. É um playboy do subúrbio.

Janaína (Claudia Missura) – Mãe solteira de Lúcio (Emiliano D’ávila). É batalhadora e faz de tudo para que seu filho tenha uma boa vida.

Brigitte (Luana Martau) – O seu grande sonho é conseguir descobrir os segredos do creme capilar de Monalisa.

O Lixão

Lucinda (Vera Holtz) – Generosa e dona de um coração de ouro, Lucinda é conhecida como a Mãe do Lixão. Bem-humorada, já criou dezenas de crianças numa casa construída com objetos encontrados no próprio ambiente onde vive. Lucinda sempre abrigou Batata (Bernardo Simões) e abdica de algumas regras para receber Rita (Mel Maia) em sua casa. A amizade com a criança estende-se até à vida adulta, quando ela se torna Nina (Débora Falabella).

Batata (Eduardo Simões) – Criado por Lucinda (Vera Holtz), o menino vive no lixão. Ajuda Rita (Mel Maia) a sobreviver naquele ambiente hostil. Batata é adotado por Tufão (Murilo Benício) e Carminha (Adriana Esteves) e fica conhecido como Jorginho (Cauã Reymond).

Nilo (José de Abreu) – É um homem cheio de defeitos e pavoroso. Vizinho de Lucinda (Vera Holtz), disputa espaço com a Mãe do Lixão. Nilo também vive cercado de crianças, que recebem um tratamento muito diferente daquelas que são criadas por Lucinda. É cúmplice de Max (Marcelo Novaes) e Carminha (Adriana Esteves).

Picolé (João Fernandes Nunes) – É também um menino do lixão. Vive em casa de Lucinda (Vera Holtz) e é ajudado por Jorginho (Cauã Reymond).

Rei (João Pedro) – É uma criança que vive em casa de Lucinda (Vera Holtz) infiltrado por Nilo (José de Abreu).

Cadinho e as suas famílias

Cadinho (Alexandre Borges) – Bonitão, extrovertido e carismático. Assim é Cadinho, um empresário bem-sucedido do mercado financeiro. O seu grande defeito está no campo afetivo, já que mantém relacionamentos estáveis com três mulheres – Verônica (Deborah Bloch), Noêmia (Camila Morgado) e Alexia (Carolina Ferraz) – ao mesmo tempo. Apesar disso, desempenha bem o papel de marido ciumento e pai zeloso dos filhos que teve com as três parceiras secretamente.

Jimmy Bastos (Felipe Abib) – Sócio de Cadinho (Alexandre Borges) que promete movimentar bastante a vida do empresário.

Verônica (Deborah Bloch) – Primeira mulher de Cadinho (Alexandre Borges). É uma “perua” consumista que esconde, por detrás da personalidade fútil, um grande coração. É romântica e sonhadora. É mãe de Débora (Nathalia Dill).

Noêmia (Camila Morgado) – Segunda mulher de Cadinho (Alexandre Borges). É o oposto de Verônica. Bonita e discreta, tem um gosto refinado. Conheceu Cadinho num curso de filosofia. É sustentada pelo parceiro e vive numa mansão perto do Rio de Janeiro. É mãe Tomás (Ronny Kriwat)

Alexia (Carolina Ferraz) – Terceira mulher de Cadinho (Alexandre Borges). A única que sabe, desde o início, que ele tem outras mulheres. Uma socialite que sempre sonhou ser mãe. Tenta “dar o golpe” a Cadinho, mas a sua investida muda completamente o rumo da sua vida. É mãe Paloma (Bruna Orphao).

Débora (Nathalia Dill) – Filha de Cadinho (Alexandre Borges) e Verônica (Deborah Bloch). Extrovertida, a “patricinha” é namorada de Jorginho (Cauã Reymond). Débora é uma talentosa acrobata. Tem uma personalidade forte e é apaixonada por futebol.

Tomás (Ronny Kriwat) – Filho de Cadinho (Alexandre Borges) e Noêmia (Camila Morgado). O rapaz cresceu à sombra do pai e é um verdadeiro “mauricinho”. Noêmia não sabe onde errou na educação do rapaz e decepciona-se com a personalidade tão materialista do filho.

Paloma (Bruna Orphao) – Filha de Cadinho (Alexandre Borges) e Alexia (Carolina Ferraz). Está quase saindo da infância, mas a personalidade é fortíssima. Inteligente e boa com as palavras, a menina consegue ter todos os seus pedidos atendidos.

 

Fonte: Rede Globo Novela “Avenida Brasil”

Real Time Web Analytics