Novela “Amor Maior” – resumo dos próximos episódios

amor-maior-sic-resumo-episodios-novelaNovela Amor Maior – a SIC Portugal divulgou o resumo dos próximos episódios da novela Amor Maior que Manel e Pilar decidem dar sangue para ajudar a repor o sangue que Afonso perdeu. Na novela Amor Maior, episódio de quarta-feira, 29 de março – Episódio 171 – Manel dispara contra Afonso, sem saber que é ele. Quando lhe tira a máscara, Clara fica em choque e Manel fica desconcertado. Lobo foge dali enquanto Manel pede ajuda a Francisca. Esta examina o enteado e informa Manel e Clara de que têm de o levar imediatamente para o hospital, ou não sobreviverá. Manel pega nele e leva-o para o carro. Helena encontra-se com Gonçalo que revela a sua intenção de se aproximar de Manel e de lhe dizer que é o seu pai biológico. Agitada, esta tenta demovê-lo de o fazer. Edite vê as propostas de logótipo de Preciosa e adora um deles, deixando Preciosa muito feliz por ter o seu trabalho reconhecido. Amália interrompe a conversa pois vem à procura de alguém que lhe abra a porta da adega para a reunião da AVA.

Preciosa mostra-lhe também os seus esboços e Amália também elogia, deixando Edite satisfeita. No ginásio, Gisela vai ao encontro de Quim para lhe dizer que quer terminar o namoro mas encontra-o tão triste por ter chumbado no exame de condução que perde a coragem e limita-se a consolá-lo. Tomané faz um vídeo para o YouTube onde apresenta Beta aos seus fans e seguidores. Incentiva também o seu fã que está a viver o dilema de se ter apaixonado pela ex do irmão a contar a verdade e a assumir os seus sentimentos. Alex fica irritado por Cátia também ir ajudar os associados da AVA a aprenderem a trabalhar nos computadores novos. No entanto, não tem alternativa senão aceitar a sua ajuda. Amália fica surpreendida com um pedido de amizade de um senhor que não conhece.

Na realidade é Joel com um perfil falso. Marta tenta convencer Daniela a jantar consigo mas esta pensa que a irmã quer saber informações sobre Francisca. Francisca tenta ligar a Manel, sem sucesso. De seguida, informa Pilar do que aconteceu. Esta fica preocupada ao saber que o sobrinho levou um tiro. Ao ouvir Francisca dizer que vai fazer queixa, ameaça-a de a matar ela mesma. Manel e Clara chegam com Afonso ao hospital e este é levado, de imediato, para o bloco operatório. Manel tenta desculpar-se mas Clara só pensa no irmão. Bárbara mostra, radiante, o anel de noivado a toda a gente. Pressiona Miguel a marcarem a data e combina um jantar com Vicente para que este formalize o pedido perante o seu pai.

Vicente fica muito feliz com a novidade. Henrique apanha Ricardo a mudar as suas coisas para o quarto de Preciosa e este fica muito constrangido. Para comemorar, Preciosa convida Henrique para lhes fazer companhia numa saída mas este recusa. Gabriel vai à casa de Diana e encontra-a muito abalada. Sente-se diminuída em comparação com as outras pessoas e não consegue lidar com isso. Gabriel desvaloriza e promete estar ali sempre para a ajudar. Pilar chega ao hospital e abraça Clara. Ainda não sabem nada de Afonso. Pilar sente-se responsável pelo fato de o sobrinho ter chegado aquele ponto de revolta. Manel aproxima-se e sente muita culpa mas ainda assim quer combinar o depoimento com Clara para evitar que Afonso seja acusado de tentativa de homicídio.

Francisca regressa a Lisboa e conta a Teresa que houve um acidente na quinta e que Afonso foi baleado. Teresa e Daniela ficam muito agitadas. Daniela perde as estribeiras e explode, acusando Francisca se ter faltado ao que prometeu, de não fazer mal a nenhum dos seus irmãos. Teresa estranha o comportamento e defende a neta das manipulações da filha. Manel desabafa com Pilar que atirou em Afonso pensando que se tratava de Lobo, admitindo o seu desejo de vingança. Pilar teme que Afonso seja preso depois de recuperar. Jorge aparece e não traz boas notícias, o estado de Afonso é crítico pois perdeu muito sangue. Sebastião percebe que Mafalda tem o peito inflamado na zona do dreno e esta rejeita estar mal mas na realidade tem febre e Sebastião leva-a, mesmo contrariada, ao hospital.

Depois de ver o último vídeo de Tomané, Helder ganha coragem e conta-lhe toda a verdade sobre ter-se apaixonado por Liliana. Tomané vai direito a ele e dá-lhe um murro enquanto Gisela grava toda a situação. Tomané chama traidor a Helder e sente-se enganado. Liliana aparece e tenta separá-los e ao saber o que aconteceu, fica muito irritada com Helder. Miranda conta à família que Raul lhe vai dar metade do chá da sogra e todos se indignam com isso. O que seria justo era dar-lhe tudo pois foi ela quem salvou o negócio. Dolores acha que é tudo conversa. Marta janta em casa dos Matias quando Vicente aparece para a avisar de que Afonso teve um acidente. No bloco operatório, Afonso entra em paragem cardiorespiratória.

Manel presta o seu depoimento a uma agente da PSP. Não revela que Clara estava presente nem que Afonso estava armado. Alega que pensou que se tratava de Telmo e que atirou para defender uma civil indefesa. Depois da agente ir embora, Manel desabafa com Pilar que detestou ter de mentir mas fê-lo por Afonso. Ricardo revolta-se com Lobo ao saber que levou Afonso para aquela situação e a seguir fugiu. Marta chega ao hospital com Vicente e tenta perceber o que aconteceu realmente. Clara não revela a verdade. A cirurgiã que operou Afonso dirige-se à família e transmite, consternada, que Afonso está vivo mas em coma induzido para não sentir dores. Clara e Marta entram no quarto onde Afonso está ligado às máquinas e choram abraçadas ao ver o irmão naquela situação. Clara conta, finalmente, a Marta que foi Manel quem atingiu o irmão.

Novela “Amor Maior” SIC Portugal: resumo dos próximos episódios

Notícias relacionadas:

Novela “Amor Maior” – Sinopse
Novela “Amor Maior”: Elenco e personagens
Novela “Amor Maior”: Francisca, a grande vilã
Novela “Amor Maior” – Momentos mais marcantes da 1a. temporada

Novela “Sassaricando – Haja Coração”: Elenco e personagens
Novela “Sassaricando – Haja Coração”- A história de Tancinha e Apolo
Novela “Sassaricando – Haja Coração”- resumo dos próximos episódios

Novela “Rainha das Flores”: História e Personagens
Novela “Rainha das Flores” – resumo dos próximos episódios

Novela “A Lei do Amor”- A história de Pedro e Helô
Novela “A Lei do Amor”: Protagonistas, elenco e personagens
Novela “A Lei do Amor” – resumo dos próximos episódios

Novela “Espelho d’Água” – Sinopse
Novela “Espelho d’Água”: Elenco e personagens

Novela “Novo Mundo” – Sinopse: a história de Anna e Joaquim
Novela “Novo Mundo”: Elenco e personagens

Comente esta novela no final da página

Na novela Amor Maior, episódio de quinta-feira, 30 de março – Episódio 172 – Manel e Pilar decidem dar sangue para ajudar a repor o sangue que Afonso perdeu. Teresa chega, muito nervosa, e tenta perceber o que aconteceu. Vicente barafusta com a mãe e dá a entender que Afonso perdeu a cabeça porque Francisca levou todos aos limite. Em casa, Daniela espera impaciente por notícias de Afonso e acusa Francisca pela situação. Edite surpreende Helena muito apreensiva e tenta perceber o que se passa com a irmã. No entanto, esta não revela nada. Diana tem um discurso muito destrutivo em relação a si própria , não se sente digna de ter Gabriel ao seu lado e receia que Edite o afaste de si. Miguel fica preocupado ao ouvi-la falar assim.

Lucas pressiona Gisela para que esta deixe Quim para ficar consigo. Apesar de gostar de Lucas, Gi sente algum receio de confiar nele. Depois da reação de Tomané, Helder pondera ir embora de Lisboa. Ricardo chega ao quarto do hostel e encontra Preciosa a dormir e tudo preparado para uma noite romântica. Percebe que se esqueceu dela e para se desculpar, inventa que esteve no hospital porque Afonso levou um tiro. Ao chegar a casa, Teresa encontra Daniela acordada. Esta quer saber como está o irmão. Teresa, por sua vez, tenta perceber porque razão a neta acusou Francisca e tenta perceber se a filha fez mal a alguém mas a jovem não revela nada. No hospital, Manel desculpa-se perante Clara por ter atingido Afonso.

Esta insinua que ele o fez para defender a mãe do seu filho, deixando Manel muito triste. Este apela a Clara para que colabore na história que inventou e garante que não vai permitir que Francisca faça queixa contra Afonso. No dia seguinte, O Dr. Nogueira fica admirado ao saber o que aconteceu a Francisca. Este aconselha-a a fazer queixa e alerta-a para o fato de a suspeita sobre a morte de Laura poder vir à tona. Lobo vai ao hospital saber qual o estado de Afonso e Clara reage muito mal à sua presença ali. No entanto, desaba a chorar nos braços do bandido, sem força para resistir mais. Teresa procura Pilar para que esta lhe conte, duma vez por todas, porque razão os netos odeiam tanto Francisca.

Esta acaba por confessar tudo, inclusive que os sobrinhos estão certos de que Francisca matou Eduardo e também Laura. Teresa fica em choque com a possibilidade da filha ser uma assassina. Começa a sentir-se mal e sai para a rua para apanhar ar. Miguel discorda de Bárbara ter ido trabalhar com Afonso no hospital mas esta prefere estar ali para se distrair. Diana fica alarmada só de ouvir falar em tiros. Nas caixas, Raul está em formação com Dolores que controla os seus movimentos. Aproveita a situação para o deitar abaixo e infernizar. Tomané e Beta cruzam-se com Helder e Tomané mostra-se irredutível perante o irmão e mostra vontade que este se vá embora. Reforça ainda que se vai despedir do bar dos sumos, o que deixa Helder muito abalado.

Beta fica sem perceber porque estão zangados. Quim acorda, meio deprimido, e percebe que Helena também não está bem. Juntos consolam-se um ao outro e Helena mostra vontade de arranjar um trabalho. Na sede da PJ, Luísa confronta Manel e não acredita que este tenha disparado acidentalmente sobre Afonso nem acredita na sua história. Avisa-o de que terá de abrir uma investigação para apurar a verdade. Sebastião e Mafalda tomam café no hostel quando este lhe pergunta se sabe quando ela começará a radioterapia. Mafalda responde de forma evasiva. Vicente procura Clara para que esta lhe diga porque razão Afonso estava na quinta com Francisca. Esta confessa ao tio as suas desconfianças de Francisca ter mandado sabotar o avião de Laura.

Este fica indignado também. Teresa procura Francisca e confronta-a com tudo o que acabou de descobrir sobre a filha e sobre os crimes que cometeu. Francisca tenta defender-se e faz-se de vítima mas nada disso comove Teresa. Quando desata a ofender a mãe, esta dá-lhe uma bofetada e chama-lhe assassina. Marta e a empregada interrompem a situação e Francisca aproveita para expulsar a mãe dali. Manel dá sangue com a ajuda de Jorge, no hospital. Pilar recebe Gonçalo em sua casa e conversa com o amigo sobre o estado de saúde Afonso. Vicente aparece também e fica desagradado ao ver Gonçalo novamente, em casa da sua ex-mulher. Este vem pedir explicações a Pilar sobre ter-lhe escondido que Francisca está por detrás da morte de Laura e pressiona-a a passar-lhe uma procuração com as ações de Marta.

Fonte: Amor Maior, novela da SIC – resumo dos próximos episódios

Vem por aí nos próximos episódios da novela Amor Maior – Ao visitar Afonso no hospital,. Lobo cruza-se com Manel que o acusa de ser o responsável por aquela situação. Apesar de tudo, Lobo não assume nada. Ricardo prepara um engenho de GPS para colocar no carro de Rafael enquanto Roger e Cruz tentam perceber do que se trata. Clara entra disparada em casa de Francisca e ordena-lhe que fique calada em relação Afonso. Apesar das suas ameaças, Clara garante que fará justiça com as próprias mãos se acontecer alguma coisa a Afonso. Sofia, a frutóloga, fica triste ao saber que Tomané se vai embora do bar dos sumos. Nelson partilha com Lucas que a sua asma é psicológica e este aconselha-o a ir ao médico. Nelson fica de rastos ao saber que Preciosa e Ricardo estão a viver no mesmo quarto.

Henrique desabafa com Alice e está determinado a ficar sozinho para não se desiludir com mais nenhuma relação. Por outro lado, tem tudo encaminhado para fazerem negócio com o novo hostel. Gabriel chega com Edite e Helena para almoçar com Diana e encontram-na um pouco agitada. Começam a conversar casualmente e Diana fica envergonhada quando se toca no assunto do exame. Começa a ter alucinações auditivas e grita para que as vozes se calem, deixando todos boquiabertos. Em casa de Francisca, esta agradece a Manel por lhe ter salvo a vida. Manel, por sua vez, impõe que esta não faça nada contra Afonso sob ameaça de reabrir a investigação pela morte de Laura. Teresa visita o neto no hospital e revela a Clara que já sabe tudo sobre Francisca.

Sente muitos remorsos por não ter defendido os netos. Preciosa conversa com Bárbara e percebe que Ricardo não esteve no hospital a ver o primo. Na AVA, Cátia partilha com Alex que Afonso está no hospital, muito mal. Amália recusa-se a falar com Joel, apesar das suas tentativas. Raul continua a insistir com Miranda para que esta lhe dê uma nova oportunidade. Este mente, dizendo que ainda não tratou de mudar a percentagem prometida para o nome de Miranda por estar com muito trabalho. Na PJ, Manel fica irritado ao saber que vão suspender a vigilância ao palacete e a Lobo. Ao telefone, Edite conta a Timóteo que conseguiu fechar negócio com um distribuidor para comercializar o seu chocolate.

Aproveita para partilhar também a cena que Diana fez no almoço. Depois de desligar, Edite ajuda Helena a procurar trabalho. Jorge entra em casa e fica preocupado ao saber que Diana passou mal. Gabriel desvaloriza o sucedido enquanto Diana se sente muito envergonhada por ter feito uma cena à frente da mãe do namorado. Gonçalo procura Vicente para se explicar por causa de Pilar e garante não há nada entre eles. Ricardo mostra o localizador com GPS que preparou a Lobo e este decide que será Ricardo a colocá-lo no carro de Rafael pois este não o conhece. Ao ver Francisca chegar à PJ para depor, Luísa manda Manel sair da sua sala.

—–

Apreensivo, Manel observa Francisca e Luísa ao longe. Francisca mantém a história que Manel contou e recusa-se a apresentar queixa contra o sobrinho. Luísa estranha esta dizer que foi tudo resultado de uma brincadeira de mau gosto. Na estação ferroviária, Lobo e Ricardo observam Rafael e quando este se afasta do carro, Lobo coloca o localizador debaixo do carro. Dão algum tempo e depois seguem-no. Em determinada altura, o sinal pára e quando se dirigem à rua de onde vem o sinal, encontram o localizador em cima de um contentor do lixo. Alarmado, Lobo dá indicação a Ricardo para que não mexa em nada e que continue a andar. Manel fica aliviado ao saber que Francisca corroborou a sua mentira perante a polícia e não se comove com o seu discurso hipócrita.

Gonçalo procura Helena e apesar dos seus apelos para que se afaste, está decidido a contar a Manel que é o seu pai biológico. Helena alerta-o para o fato de Manel poder reagir muito mal. Tomané confunde o nome de Beta e chama-lhe Liliana. Esta perde a paciência, de vez, quando a própria Liliana chega e pede para falar a sós com Tomané. Beta desiste e vai embora. Já sozinhos, Liliana partilha com Tomané que Helder passou mal por causa da ex-mulher e apela para que este faça as pazes com o irmão. Bárbara vai tratando de vários assuntos relacionados com o casamento enquanto Miguel se sente pressionado por não ter a sua situação resolvida. Recusa mesmo marcar uma data e Bárbara vê isso como desinteresse.

Em conversa com Clara, Manel fala com desconforto da proximidade de Lobo. Por sua vez, Clara fica furiosa ao saber que Manel negociou com Francisca não reabrir a investigação da morte de Laura. Sente-se traída por Manel e frustrada por não poder vingar a morte da mãe. Jorge percebe que Diana está mais agitada do que o costume. Esta fica alarmada ao saber que Afonso está no hospital por ter sido baleado. Diana partilha ainda com o pai que Francisca não tem estado muito disponível para si. Miguel chega e conta feliz que já sabe onde Simone, a sua mulher, se encontra. Quim vai visitar Lucas para não o deixar sozinho. Nesse momento, Gisela chega também, depois de ter dito a Quim que ia sair com amigas.

Esta gela ao ver ali o namorado mas Quim não percebe nada. Este decide tomarem conta de Lucas, em conjunto. Helder prepara tudo para ir embora mas Tomané consegue chegar a tempo de o evitar. Revela que já sabe tudo sobre o que aconteceu com Soraia e fazem as pazes, unindo-se e apoiando-se mutuamente. Dolores opõe-se quando Nelson afirma que vai marcar consulta com Francisca. Esta conversa com Alice quando Nelson telefona. Dolores agarra no telefone e fala por cima do filho.

—–

Preocupado, Lobo decide retirar as câmaras de vigilância que colocaram na estação ferroviária. Ricardo também está cheio de medo de serem apanhados pelos homens do Curador. Manel encontra Helena com pertences de Carlos na mão a chorar e consola a mãe. Helena fica cheia de remorsos ao ouvir o filho enaltecer o seu casamento com Carlos em comparação com o seu casamento com Clara. Depois de ter baleado Afonso, Manel reconsidera a sua posição em relação a Clara. De noite, Gonçalo visita, novamente, Pilar e bebem um bom vinho. Este aproxima-se de Pilar e olha-a intensamente, acabando mesmo por beijá-la. Pilar fica muito constrangida e pede-lhe que vá embora. Na casa de chá, Diana aborda Edite e pede desculpa pelo seu surto.

Edite mostra-se compreensiva mas não esconde que está preocupada com o filho e com a sua felicidade. Quim decide ser dador de sangue depois de Manel explicar que não custa nada. Este recebe um telefonema de Gonçalo que lhe pede para se encontrarem. Helena chega depois de Manel já ter saído e, ao saber que o filho foi ao encontro de Gonçalo, fica alarmada e sai disparada. Clara conta a Pilar que Manel fez um acordo com Francisca. Pilar reconhece que isso salvou Afonso de ser preso. Para garantir que Francisca não fica impune, Clara implora à tia para que volte ao ativo e que a ajude a investigar a morte de Laura. Helena chega à adega antes de Manel e consegue evitar que Gonçalo revele a verdade ao filho.

Manel fica desconfiado e com a sensação que ficou alguma coisa por dizer mas Gonçalo disfarça e desvia o assunto. Depois de retirar o dreno e os pontos, Mafalda vê como ficou o seu peito. Tenta manter-se forte mas chora de desilusão ao ver o estado em que o seu peito ficou. Clara conversa com Afonso que se mantém inconsciente e ao sentir a mão do irmão a mexer, chama a enfermeira. No entanto, uma médica explica que isso acontece porque reduziram os sedativos e que ele pode ter ouvido as suas palavras e ter reagido ao estímulo. De volta a casa, Helena está mais calma. Manel fica irritado com a visita inesperada de Francisca mas Helena e Amália ficam felizes de ver o bebé Carlos.

Apesar das tentativas de Francisca, Manel mantém a sua posição em relação a querer a guarda total do filho. Marta encontra-se com Daniela, às escondidas para lhe contar o estado de Afonso. Daniela está muito preocupada com o irmão e quer visitá-lo. Revela mesmo a Marta que tem medo que o irmão morra também. Teresa procura Vicente para partilhar com o filho que já sabe tudo sobre Francisca. Apesar dos remorsos da mãe, Vicente sente pouca compaixão por ela e aconselha-a a não fazer nada que os prejudique ainda mais.

Dolores vai com Nelson à consulta com Francisca mas, ao fim de pouco tempo, esta manda-a sair pois Dolores não deixa o filho falar. Esta fica muito irritada mas acaba por se deslumbrar ao ver a decoração da casa de Francisca e fica entretida a observar tudo. Já a sós com a psiquiatra, Nelson consegue verbalizar tudo o que sente e Francisca conclui que a sua falta de ar acontece em situações de stress.

—–

Raul procura Cátia na casa de chá e pede desculpa à filha mas esta não o quer ouvir. Não consegue perdoar o pai e Alex acaba mesmo por intervir e por pedir a Raul que vá embora. Ao ver o cuidado de Amália com Gabriel, Edite comenta que gosta disso. No entanto, Amália responde azeda à filha e Edite decide apressar o seu regresso a São Tomé. Depois de analisar o depoimento de Francisca, Luísa sente que algo não bate certo e anota a morada da quinta para ir lá pessoalmente. Manel tenta demovê-la, em vão, de investigar mais. Marta visita Afonso no hospital e fica animada com a possibilidade de o irmão a ouvir. Diz-lhe palavras de incentivo. Clara fica indignada ao saber que Francisca não deixa Daniela visitar o irmão e decide ela mesma ir buscar a irmã.

Preciosa pergunta a Ricardo em que hospital Afonso está internado e fica desconfiada da sua hesitação em responder. Ricardo faz-se de vítima e desculpa-se com os seus problemas familiares para não estar presente na relação com Preciosa. No ginásio, Gisela sente-se cada vez mais culpada por Quim depositar em si toda a sua felicidade. Ainda fica com mais remorsos quando Lucas também aparece para treinar. Ao ver Gi aos beijos com Quim, Lucas finge sentir-se mal mas é por pouco tempo pois Quim põe-se logo a postos para o socorrer com respiração boca-a-boca. Enquanto fazem compras, Armando pergunta como foi a consulta de Nelson com Francisca e este recusa-se a contar para não ter de ouvir a mãe.

Este cruza-se com Preciosa e esta finge estar feliz com Ricardo, deixando Nelson desiludido. Jorge chama a atenção de Francisca por estar a dar pouca atenção a Diana. Esta justifica-se e promete que vai compensar. Quando fala a sós com Diana, esta não revela à psiquiatra pque deixou a medicação e disfarça que está mais agitada por causa da negativa no exame. Luísa vai até à quinta dos Resende e fica a saber por um vizinho que Clara também esteve lá na noite em que Afonso foi baleado. Helena confronta Gonçalo e pede-lhe mais algum tempo para conseguir contar a verdade a Manel sobre a sua paternidade. Gonçalo assente mas ressalva que não esperará muito tempo. Mafalda chora e desabafa com Bárbara sobre o estado em que ficaram as suas mamas.

Sente-se diminuída como mulher e receia que Sebastião a rejeite por isso. Bárbara desvaloriza mas entende o que a irmã sente. Vicente fica muito incomodado ao saber que Pilar passou uma procuração a Clara com as ações de Marta. Sente-se posto em causa com isso e ainda pede a Clara que reconsidere mas esta mantém-se firme. Teresa procura Francisca para a avisar que vai defender os netos dela e para começar quer tirar Daniela lá de casa. Cheia de raiva, Francisca aperta o pescoço à mãe e ameaça-a de a internar num hospício. Helena surpreende Clara no hospital e mostra-se solidária com ela. Tenta sensibilizar Clara em relação ao que Manel sentiu ao saber que ela esteve envolvida no assalto onde Carlos morreu e agora a situação inverteu-se. Clara não consegue pensar em mais nada enquanto Afonso não recuperar.

—–

Manel explica-se diante de Luísa por ter mentido acerca da presença de Clara na quinta, na noite em sua Afonso foi alvejado. Implora-lhe para não envolva Clara na investigação para que esta não seja prejudicada. Luísa alerta-o para não mentir mais ou abrirá um processo disciplinar contra ele. Guilherme fica preocupado ao saber que Afonso está hospitalizado e Lobo tranquiliza o filho. A criança mostra vontade que o pai seja namorado de Clara, deixando-o embaraçado. Vicente questiona Pilar por ter passado as ações de Marta a Clara. Na sua opinião, a sobrinha não percebe nada do negócio mas Pilar fica ainda mais convicta de ter tomado a decisão certa pois considera que o ex-marido está descontrolado com o poder.

Vicente sente-se injustiçado perante toda a família. Sebastião procura Mafalda, preocupado com o seu afastamento. Vem convidá-la para jantar mas esta recusa, alegando não se estar a sentir bem. Este ainda se oferece para a acompanhar no dia a seguinte a tirar o penso mas Mafalda prefere ir com a mãe. Diana mente a Gabriel sobre a consulta com Francisca e conta a conversa que teve com Edite, dando a entender que a relação deles está condenada por causa da discordância da mãe de Gabriel. Daniela começa aos poucos a afastar-se de Francisca e revolta-se quando esta não autoriza a sua visita a Afonso, no hospital. Clara presta novo depoimento na PJ e é Luísa quem a interroga.

No entanto não revela a razão da sua ida à quinta. Luísa sugere que tanto ela como o irmão teriam vontade de vingança da madrasta mas Clara defende o irmão com unhas e dentes. À saída, Clara cruza-se com Manel que lhe pede desculpa, uma vez mais. Gisela faz nova tentativa de terminar o namoro com Quim mas este organiza um jantar romântico no hostel e esta perde a coragem. Fica muito nervosa ao ver Lucas aparecer e vai até à casa de banho. Este apanha-a desprevenida e beija-a de surpresa. Ao ver Tomané em paz com Helder, Liliana elogia-os mas Tomané trata-a com desprezo. Henrique intervém e não deixa Tomané alongar-se mais e apoia Lili. Cátia interroga a mãe, quer saber se esta está a ponderar voltar para Raul.

Miranda fica surpreendida e garante à filha que não volta a cair no mesmo erro. Ricardo surpreende Preciosa com uma garrafa de vinho para comemorarem a primeira noite juntos. No entanto, conforme se vão envolvendo este fica desconfortável e não consegue continuar. Preciosa fica triste mas disfarça. Cruz conhece Liliana no bar de Lobo e fica impressionado com a sua beleza. Henrique incentiva-a a conhecer melhor este admirador. Francisca sugere a Manel que leve Carlos para sua casa para se ir habituando a estar com o filho. Ao vê-lo ali, Daniela não fala a Manel e Francisca repreende-a por isso. De seguida, Francisca surpreende a filha adotiva explicando que vão visitar Afonso ao hospital. Na fábrica de azulejos, Lucas surpreende Armando e Gisela. Aproveita para pedir desculpa a Armando e dá-lhe os parabéns pelo sucesso do negócio da “Dolorosa”. Dolores boicota Raul no supermercado e faz com que este chegue atrasado ao seu turno.

—–

Depois de mais uma consulta, Mafalda chega a casa muito revoltada e derrotada com a perspectiva que a vida lhe reserva. Terá de fazer radioterapia e tratamentos hormonais que a impedirão de ser mãe tão depressa. Receia que Sebastião não queira esperar tanto tempo e desaba a chorar com saudades da sua vida antiga. Na adega do hostel, Clara pede a Gonçalo alguma flexibilidade nos seus horários de trabalho e este assente, tendo em conta a situação do seu irmão. À saída, Clara cruza-se com Manel que veio buscar Sebastião e este reconhece que foi muito inflexível com ela. Mostra-se arrependido e Clara quase vacila mas depois segue o seu caminho. Daniela e Francisca visitam Afonso no hospital.

Daniela fala a chorar ao irmão enquanto a mãe adotiva se mantém recuada. Depois de Daniela sair, Francisca aproxima-se e ameaça Afonso de morte. O seu batimento cardíaco acelera e os sinais vitais dão sinal de emergência. Afonso entra em convulsões e, por sorte, Daniela volta ao quarto, o que obriga Francisca a ajudar o sobrinho. Ao ouvir o alarme, Jorge e uma médica também ajudam a acalmar o jovem com medicamentos. Gonçalo procura Pilar e revela que o beijo que aconteceu entre eles não foi acidental mas respeita a sua decisão de se manter afastada. Subtilmente, convida-a para jantar no seu barco, somente como amigos. Helena encontra Amália muito bem disposta a falar num chat.

Aproveita o momento para repreender a mãe por ser tão intransigente com Edite. Esta aparece e informa que já comprou o bilhete de regresso a São Tomé, deixando a irmã triste. Clara entra no quarto de Afonso e ao ver a cama vazia, fica desesperada, com medo que Afonso tenha morrido. Jorge tranquiliza-a e explica que o levaram para fazer uma TAC. Clara fica em choque ao saber que foi Francisca quem salvou o irmão. Manel procura Gonçalo para perceber o que este pretendia falar consigo. No entanto, este respeita o acordo que fez com Helena e fala somente de coisas triviais. No supermercado, Preciosa tem um ataque de choro e Diana percebe que isso está relacionado com Ricardo.

De fato, quando o seu telefone toca, Preciosa vê que é Ricardo a ligar e rejeita a chamada. Mais tarde este aparece e Preciosa esconde-se para não ter de falar com ele. Diana presencia isso e inventa que a colega já saiu do trabalho. Dolores faz-se de convidada no casamento de Bárbara e Miguel. Este, por sua vez, inventa uma desculpa para poder ir ao Algarve tentar localizar Simone. Bárbara fica desconfiada. Na casa de chá, Raul entrega um documento com a minuta da escritura do negócios Miranda para lhe provar que não está a mentir. Esta fica boquiaberta. Sebastião avisa Manel para ter cuidado, para proteger Clara está sempre a meter-se em confusões. Na fábrica de azulejos, Francisca tenta perceber quem vai ficar com as ações de Marta mas Vicente não revela a verdade. Bárbara chega a casa e fala em turbilhão do casamento e de Miguel. Pilar pede algum recato à filha pois a sua irmã Mafalda não está nada bem.

—–

Henrique partilha com Liliana os seus planos para expandir o hostel. Esta alegra-se com isso e agradece-lhe a sua amizade. Henrique incentiva-a a mandar sms a Cruz para Tomané perceber que ela não está morta. Joel fala com Amália no chat com um perfil falso e vai vendo as suas reações. Esta sorri com os elogios. Nem de propósito, Alex e Cátia alertam os associados da AVA a terem cuidado com os perfis falsos e com os perigos da internet. Aconselham-nos a não dar os dados pessoais a ninguém desconhecido. Gabriel fica triste com a partida da mãe e Edite omite que vai embora por causa de Amália mas Helena acaba por revelar tudo. Gabriel decide que vai falar com a avó. Tal como combinado, Manel vai buscar o bebé Carlos para ficar consigo, em sua casa.

Francisca aproveita para se vangloriar de ter salvo Afonso. Ainda sugere também ir com Manel e jantar em sua casa mas este rejeita essa hipótese, de imediato. Pilar chega ao barco de Gonçalo e vem muito elegante. Gonçalo fica rendido à sua beleza e Pilar observa com agrado os preparativos românticos. Gonçalo abre champanhe e depois de se elogiarem, envolvem-se aos beijos. Diana visita Clara para saber de Afonso. Abraça-a com carinho e Clara comove-se com isso. Diana tenta esclarecer toda a situação enquanto Clara mede o que lhe dizer para não a agitar. Sem Pilar saber, Bárbara convida Vicente para jantar sushi consigo e com Mafalda. Bárbara mostra-se solidária e mostra o seu joelho à irmã em troca desta lhe mostrar as mamas.

Vicente chega na expectativa de jantar com a família e fica desiludido com a ausência de Pilar. Lobo visita Clara e conta-lhe animado que está livre de vigilância. Lobo mostra também preocupação em relação a Afonso e teme que Francisca o acuse quando este acordar. Amália e Helena elogiam o gesto de Francisca ao deixar o bebé ficar lá em casa. Só não acham bem Manel querer a guarda total. Helena está muito apreensiva com o fato de ter de contar a verdade ao filho e Manel fica preocupado ao ver a mãe assim. Depois de fazerem amor, Pilar e Gonçalo conversam descontraídos. Esta vê que tem várias chamadas não atendidas da filha Bárbara mas ignora.

Preciosa tenta terminar o namoro com Ricardo porque se sente muito infeliz mas este continua a manipular a situação e a fazê-la acreditar que gosta dela. Ao jantar, Francisca chama Daniela que não tem vontade de comer. A criança começa a mostrar aos poucos a sua vontade nas situações. Sebastião recebe, resignado, uma nega de Mafalda. Esta está a evitá-lo. Lucas consola o amigo e Preciosa também se junta a eles. Apesar de todos perceberem que Preciosa não está feliz, não insistem com ela. Lucas também assegura que tem andado a fazer tudo direito para não voltar a ter recaídas. Armando começa a desesperar porque não consegue acertar na receita da cerveja sem álcool. Cátia implora aos avós que não falem mais de Raul à sua frente.

—–

Gabriel revolta-se com Amália por esta ser tão intransigente com a sua mãe. Este repreende a avó por não respeitar as escolhas da mãe e por ser responsável por Edite ir embora mais cedo. Diz com todas as letras à avó que a família ficou dividida por sua causa e que isso o faz sofrer. Bárbara interroga Pilar sobre a noite anterior mas esta não revela onde nem com quem esteve. Pilar deixa bem claro que não quer Vicente lá enfiado em casa, o que deixa Bárbara triste. Sebastião aparece de surpresa e Mafalda não tem como evitar que este a acompanhe à primeira sessão de radioterapia. Esta explica-lhe finalmente que se sente mal por estar incapaz e não quer condicionar a sua vida. Gonçalo e Helena voltam a encontrar-se e este faz-lhe um ultimato, tem até ao final do dia para contar toda a verdade a Manel.

Manel ouve escutas de suspeitos e partilha as suas desconfianças com Luísa. Esta acredita na sua intuição em relação ao Curador. Diana não percebe porque razão Miguel vai ao Algarve e fica a cismar com isso, apesar de Jorge explicar que são questões pessoais. Também confronta o pai por não lhe ter contado tudo sobre Afonso e pede-lhe que não lhe esconda as coisas. Nelson vai a uma nova consulta com Francisca e, desta vez, fala de Preciosa e do seu amor por ela. A psiquiatra aconselha-o a começar a verbalizar as suas emoções, pouco a pouco, e dá-lhe uma bomba de asma vazia para testar a sua falta de ar. Gisela entra no trabalho e exibe o seu braço sem gesso. Armando aconselha-a a ficar com Quim pois vê-se que o rapaz gosta muito dela. Henrique pressiona Liliana a mandar mensagem a Cruz e esta, finalmente, decide-se.

Combinam ir tomar um café. Cátia conversa com Alex sobre o seu pai e este partilha que sente muitas saudades do seu pai, deixando-a envergonhada por ser tão dura com Raul. Gisela partilha com Alice que ganhou um carro num concurso. Pede-lhe que vá consigo buscar o prémio e nem quer acreditar na sorte que teve. Nelson aconselha Miranda a fazer uma cláusula no contrato que vai fazer com Raul onde salvaguarda que os outros cinquenta por cento, ficarão para Cátia quando esta for maior de idade. Tomané fica cheio de ciúmes ao ver Liliana a mandar mensagens mas não dá parte fraca. Também aconselha Quim a impor-se porque as pessoas comentam a proximidade de Gisela e Lucas.

Esta aparece e conta ao namorado que ganhou um carro e Quim salta de alegria com ela. Helena vai à campa de Carlos e desabafa com o falecido marido todos os seus pecados. Francisca fala ao telefone com Alice sobre Nelson, quando Teresa chega e a obriga a desligar. Esta informa a filha que vem viver lá para casa para salvaguardar os netos e garantir que nada de mal lhes acontece. Avisa-a ainda de que fez uma gravação onde revela tudo o que sabe e se lhe acontecer alguma coisa, será entregue na polícia. Vicente surpreende Gonçalo no palacete em Sintra. Este fica muito constrangido mas sente-se na obrigação de ir almoçar com o amigo. Helena conta finalmente a Manel que não é filho de Carlos e sim de Gonçalo e todo o contexto em que isso aconteceu. Manel fica profundamente magoado com a mãe.

—–

Teresa procura Amália e pede-lhe que guarde uma pen drive consigo e que a entregue a Clara se lhe acontecer alguma coisa. Não adianta muito do que se trata. Amália recebe o pedido com estranheza mas assente. Ainda muito abalado, Manel recusa-se a ouvir as desculpas de Helena. Está indignado com a dimensão da mentira que é a sua vida. Pilar aparece de surpresa no palacete para beber um café com Gonçalo e Clara repara na intimidade dos dois, intrigada. Francisca desabafa com Alice e dá a entender à amiga que Teresa está a ficar demente. Alice reprova a sua atitude, cada vez está mais isolada. No entanto, o único objetivo de Francisca é recuperar o amor de Manel. Jorge ajuda Mafalda com a fisioterapia e dá-lhe indicações de como agir com o seu braço depois da operação.

Ricardo aparece de surpresa em casa da mãe e fica muito constrangido. Vem pedir conselhos à irmã sobre como lidar com Preciosa e apesar dos avisos, insiste em manter uma relação com uma mulher. No supermercado, Raul conta o dinheiro do fundo de caixa e arruma-o. Dolores observa e num momento de distração do genro, esconde o dinheiro que este havia guardado. Nesse momento chega também um estafeta com rosas de Ricardo para Preciosa . Esta fica muito confusa com isso. Quando dá pela falta do dinheiro, Raul fica muito nervoso e percebe que foi Dolores quem escondeu o dinheiro para o prejudicar. Na casa de chá, Liliana encontra-se com Cruz e este diz ser sócio de Lobo, no bar de Gin.

Esta fica impressionada com isso. Lobo aparece e interrompe o encontro, o que deixa Cruz muito nervoso. No hospital, uma das médicas informa Clara de que estão a reduzir os sedativos para forçar Afonso a acordar. Helena conta também toda a verdade sobre Manel ser filho de Gonçalo a Edite. A irmã fica chocada e até um pouco revoltada pois quando ficou grávida, não teve o apoio de ninguém e afinal a irmã também não é nenhuma santa, como deu a entender a vida toda.

Quim e Lucas conversam no ginásio quando Gisela chega e, ao fim de pouco tempo, foge dali, constrangida ao ver os dois a conversar. Miranda aceita a proposta de Raul, vai ficar com cinquenta por cento da casa de chá e os outros cinquenta por cento, ficarão para Cátia quando ela fizer dezoito anos. Este aproveita a proximidade para lhe pedir mais uma oportunidade e Miranda baixa o olhar, balançada. Cátia interrompe a situação e expulsa o pai dali. Em casa, Diana conversa com Jorge e fica muito desiludida quando recebe uma mensagem de Gabriel a dizer que teve uma emergência no hospital e já não poderá vir ao seu encontro.

—–

Manel vai à casa de Clara para desabafar com alguém o que acabou de descobrir. Muito abalado conta tudo a Clara que o ouve pacientemente e lamenta a situação. Gonçalo liga a Manel mas este rejeita a chamada. Em casa de Pilar, Gonçalo partilha com a amante que é pai de Manel e esta fica perplexa com a novidade. Alerta Gonçalo que Manel era muito ligado a Carlos e que não vai aceitar essa novidade tão depressa. No hostel, Sebastião insiste em aproximar-se de Mafalda e apesar das suas tentativas de o afastar, Sebastião não desiste e continua disponível para ela. Dolores ralha com Miranda por deixar Raul estar a aproximar-se de si. Por outro lado, Armando e Nelson ainda não acertaram com a receita da cerveja sem álcool e quando Dolores se intromete nisso, Nelson responde, dizendo o que pensa à mãe.

Esta fica admirada com a frontalidade do filho. De volta a casa, Manel ouve, uma vez mais, Helena a explicar-se. Esta não se arrepende de ter escondido de todos que o seu pai é Gonçalo e afirma que Carlos foi o melhor pai que poderia ter. Sem grande compaixão, Manel impõe que a mãe conte a verdade a toda a família. No dia seguinte, Lobo goza com Cruz por este se ter feito passar por seu sócio. Aproveita para lhe pedir para estar focado no próximo serviço que terão de fazer. Durante o trabalho, Manel recebe uma nova chamada de Gonçalo e atende, dizendo-lhe que não tem nada para falar com ele. Francisca exige que Vicente lhe diga com quem vão ficar as ações de Marta e este não dá grandes explicações.

Francisca mostra-se revoltada por ninguém acreditar nela e fala da questão de Teresa querer ir para sua casa para salvaguardar os netos. Vicente alegra-se com isso. No hospital, Clara fala com Afonso e quando vai a sair do quarto, este desperta do coma. Marta chega, nesse momento, e fica eufórica com a novidade. Afonso é examinado pelos médicos e sente muitas dores. Quando Clara lhe pergunta sobre o sucedido na quinta, Afonso não se recorda de nada. A médica afirma mesmo que Afonso não está ainda em condições de prestar declarações. Manel e Sebastião fazem uma operação e conseguem interceptar quadros roubados encomendado pelo Curador. De volta à sede da PJ, Manel quer interrogar os bandidos mas quer fazê-lo com cuidado para que não sejam assassinados.

Diana mostra pouca compreensão por Gabriel não ter dito mais nada. Jorge tenta acalmar a filha e explica que ser médico tem essas contrariedades. Esta mente ao pai, afirmando que toma os medicamentos corretamente. Dolores faz uma chamada anónima a Raul, dizendo que fala da escola de Cátia e que este terá de lá ir porque a filha andou à pancada. Raul ainda tenta descartar-se da situação mas acaba por ceder e dirige-se à escola. Preciosa pede a Ricardo que se esforce para a relação dar certo e este finge querer evoluir mas, depois de receber uma mensagem, inventa uma desculpa para não almoçar com ela.

Ricardo sai do quarto e encontra-se com um turista francês e leva-o para o seu quarto. Francisca chama Teresa a sua casa para lhe dizer que aceita que esta fique lá em casa. Quer provar que não tem nada a esconder. Francisca até finge ficar feliz quando Marta liga a Teresa a dizer que Afonso já acordou. Pesarosa, Helena reúne Amália, Quim e Alex para lhes contar a verdade sobre o pai verdadeiro de Manel. Amália fica muito desiludida com a filha e Alex e Quim sentem-se tristes por Manel não ser irmão deles como pensavam.

—–

Lucas regressa ao seu trabalho na fábrica de azulejos e os colegas recebem-no, em celebração. Em surdina, Gisela pede-lhe que se afaste dela quando estiver acompanhada de Lucas. No bar de sumos, Tomané e Helder disputam qual dos sumos será comercializado quando Liliana aparece acompanhada de Cruz. Tomané fica paralisado. Raul chega atrasado ao trabalho tenta explicar-se com a ida à escola da filha mas ninguém quer saber das suas razões e Bárbara repreende-o. Manel recorda Carlos com alguns dos seus objetos e Amália encontra-o triste. Esta também lamenta a situação e Manel partilha com a avó que preferia nunca ter sabido tal coisa. Apesar de tudo, Amália aconselha o neto a ouvir o que Gonçalo tem para dizer.

Manel liga, de imediato, a marcar um encontro e Gonçalo fica feliz com isso. Jorge vai ao supermercado e leva consigo os medicamentos de Diana. Esta pede ao pai para deixar com ela e este assente, sem imaginar que a filha está a boicotar o tratamento. Nelson também vê Preciosa ao longe e sente-se sem coragem para falar com ela. Quando esta o aborda, fica muito nervoso. Raul surpreende Miranda no casa de chá quando esta está a fazer limpezas. Insiste em ajudar mas Miranda recusa. No entanto, começa a ceder aos poucos à sedução de Raul e este percebe. Gisela ensaia a conversa que vai ter com Quim a terminar o namoro. Quando este chega, perde a coragem porque Quim vem arrasado com a novidade de Manel não ser filho de Carlos.

Angustiada, consola o namorado. Mafalda descarrega a sua frustração em Bárbara e depois arrepende-se e pede desculpa à irmã. Esta entende a irmã pois também já viveu uma situação idêntica e aconselha-a ter acompanhamento psicológico. No hospital, Teresa visita o neto Afonso e pede-lhe perdão por não os ter defendido. Este alegra-se ao saber que a avó vai viver com Francisca para estar perto de Daniela. Depois da avó sair, Afonso questiona Clara sobre quem o baleou mas esta não revela nada. Edite ouve uma conversa entre Amália e Helena e fica indignada ao ouvir a mãe dizer que perdoa a irmã e o seu erro. A si não perdoou nem tolera nada e, resignada, decide regressar a São Tomé urgentemente.

Manel encontra-se com Gonçalo e transmite-lhe que não tem qualquer interesse em relacionar-se com ele nem esquecer a memória de Carlos, o seu pai. Gonçalo esforça-se por chegar a ele mas Manel pede-lhe que se afaste dele e da família. Francisca tenta saber informações através de Daniela sobre o que se passa em casa de Clara e fica irritada ao saber que Manel esteve lá em casa. Na casa de chá, Joel felicita Teresa pela recuperação de Afonso e Amália fica muito incomodada ao vê-los tão cúmplices. Joel alerta Teresa para o perigo de ir viver com a filha. Mafalda reúne toda a família para lhes transmitir que quer fazer um teste genético para saber qual a probabilidade de voltar a ter cancro. Todos concordam com a necessidade de saber isso exceto Ricardo, que prefere ficar na ignorância.

—–

A seguir ao encontro com Gonçalo, Manel procura Clara para desabafar. Está muito desorientado mas não esquece a preocupação com Afonso. Antes de ir embora, Manel lamenta não poder ficar com Clara pois teve com ela os momentos mais felizes da sua vida. Clara fica muito abalada também com essa constatação. Mais tarde, na casa de chá, Raul procura novamente Miranda e consegue roubar-lhe um beijo. De seguida, esta expulsa-o mas sente-se a vacilar. Em casa dos avós, Cátia pergunta a Armando se pode viver lá em casa no caso de Miranda decidir voltar para Raul. Armando tenta tranquilizar a neta e assegura que isso não vai acontecer. Nelson vê, frustrado, que ainda não acertaram na receita da cerveja sem álcool.

Tomané alerta Henrique sobre a conduta de Liliana e este repreende-o por isso. E ainda acrescenta que Lili já tem outro pretendente e revela que é homossexual. Na cozinha do hostel, Gisela come doces preparados por Lucas. Este declara-se a ela, uma vez mais, e beija-a. Liliana interrompe o momento e critica-os por andarem a enganar Quim. Edite está muito indecisa entre voltar para São Tomé e ficar em Lisboa a tratar do lançamento da marca de chocolates. Helena não consegue apoiar a irmã pois está muito triste com a revelação que teve de fazer. Quim e Alex abraçam Manel e afirmam que este será para eles sempre o irmão mais velho e desabam a chorar. Manel fica muito emocionado.

Gonçalo, por sua vez, desabafa a sua tristeza com Pilar. Não sabe como há de conquistar a confiança de Manel. Pilar sente-se insegura em relação a Helena mas Gonçalo esclarece que isso está resolvido. Esta partilha com Gonçalo todos os problemas que teve com Ricardo, os crimes que este cometeu e que isso a levou a sair da PJ. Em conversa com Diana, Gabriel percebe que esta está paranóica com a questão da paternidade de Manel e questiona se ela tem tomado a medicação. Diana mente e disfarça o melhor possível. No dia seguinte, Clara surpreende Francisca na assembleia geral da fábrica de azulejos. Esta fica possessa ao perceber que perdeu as ações de Marta para a sua rival e abandona a reunião.

Manel decide sair de casa de Helena para amenizar a situação. Depois do filho sair, Helena começa a sentir-se mal com arritmias e Alex fica muito assustado com isso. Gabriel socorre a tia e aconselha os primos a terem calma com ela pois pode voltar a ter um AVC. Ricardo informa Lobo de que Afonso já está consciente. Lobo, por sua vez, dá-lhe indicações do novo serviço encomendado pelo Curador e está aliviado pois isso quer dizer que não há desconfianças de si. Por outro lado, Ricardo fica amedrontado porque está sob vigilância da família.

Na recepção do hostel, Henrique alerta Liliana sobre os avisos de Tomané. Cruz aparece para ir dar uma volta de tuk tuk. Tomané assiste a tudo, apreensivo. No supermercado, Bárbara repara que Diana se enganou a pôr embalagens de champô no lugar de garrafas de água. Esta fica muito atrapalhada e não sabe como responder perante aquele erro. Afonso regressa a casa na companhia das três irmãs. Teresa também lá vai e todas lhe contam que Francisca o ajudou quando teve convulsões. Afonso começa a recordar o que aconteceu na quinta mas fica sem saber quem o baleou.

—–

Gonçalo vai a casa de Helena pedir-lhe ajuda para se aproximar de Manel e esta trata-o com o maior desprezo. Francisca indaga junto do Dr. Nogueira se tem direito às ações de Marta no caso desta morrer e o advogado confirma. Este fica apreensivo com a conversa. Manel visita Afonso e o jovem pressiona-o a contar-lhe quem foi o responsável pelo tiro. Manel fica muito nervoso e acaba por revelar ter sido ele próprio. Afonso fica confuso e começa a recordar toda a situação. Depois de digerir a informação por algum tempo, pede a Manel que o deixe sozinho. Gonçalo encontra-se com Vicente que lhe cobra este não atender os telefonemas nem responder às suas mensagens. Francisca procura Pilar e mostra-se injustiçada por ter sido passada para trás na fábrica.

Pilar não tem qualquer empatia por ela e avisa-a de que ela própria vai reabrir o processo da morte de Laura. Depois de Clara chegar a casa, Afonso explica à irmã que já sabe que foi Manel quem o baleou. Ainda fica mais abalado ao saber que Manel fez um acordo com Francisca para que esta não apresentasse queixa. Por sua causa, a morte da mãe não será investigada. Clara pede ao irmão que colabore com a história que contaram à polícia e este assente. Cruz e Liliana regressam do passeio de tuk-tuk e Helder fica muito constrangido ao ver a ex do irmão com outra pessoa. Lucas propõe a Gisela que fique com Quim e com ele ao mesmo tempo. Esta não lhe responde pois Armando interrompe a conversa, preocupado com a fórmula da cerveja sem álcool.

Ao almoço, Gonçalo conta a Vicente que é pai de Manel. Vicente fica boquiaberto e considera que isso só vai destruir a família de Helena. Nesse momento, Pilar telefona a Gonçalo mas este não atende. Vicente repara no nome da ex-mulher no visor e fica incomodado com isso. Manel interroga um dos ladrões relacionados com o Curador e quando refere esse nome, o indivíduo fica muito assustado. Em consulta, Francisca revela a Nelson que a bomba que lhe deu funcionou como placebo e conclui que este, efetivamente, não tem asma. Aconselha-o a tomar consciência de quais são as situações em que sente falta de ar e este reconhece que geralmente isso acontece quando está ao pé da mãe. Depois de assinar a nova escritura da casa de chá, Miranda explica a Dolores que este não está efetivamente a mentir e que tem cumprido com tudo o que diz.

Esta partilha com a filha que está a boicotar o emprego de Raul no supermercado e Miranda fica irritada com isso. Na reunião da AVA, Joel convida Amália para um encontro através do seu perfil falso do facebook. Esta aceita o convite, satisfeita. Henrique também participa do encontro e sugere que aconteçam sessões de cinema que a seguir possam ser debatidas. Os associados da AVA gostam da sugestão. Edite e Preciosa preparam o lançamento do chocolate “Amor Maior” e Edite só lamenta que isso esteja a acontecer num momento tão frágil para a família. Ainda fica mais nervosa ao saber que o espaço onde ia fazer o lançamento não estará disponível. Jorge quase surpreende Diana a destruir os comprimidos. Esta finge estar tudo bem e faz conversa trivial. Mostra interesse em aprender coisas sobre a produção de chocolate para agradar a Edite. Estranhamente, Diana pede a sua certidão de nascimento a Jorge.

Real Time Web Analytics