Novela “Amor Maior”: Elenco e personagens

amor-maior-sic-resumo-episodios-novelaNovela Amor Maior – SIC Portugal – Confira o elenco e personagens:

CLARA RESENDE BORGES (Sara Matos) – Viu a sua vida virada do avesso quando a mãe morreu e o pai voltou a casar com Francisca, meia-irmã da mãe. O pai virou-se contra ela e expulsou Clara de casa. Fez coisas que nunca pensou fazer para proteger o irmão mais novo e chegou a perder o amor da sua vida, Manel. Vai ter de lutar para defender as irmãs e retirá-las à guarda da madrasta, ao mesmo tempo que tenta recuperar o amor de Manel.
Características principais: Corajosa, determinada, frontal, independente. Para defender os irmãos é capaz de ser agressiva e conflituosa. Tem princípios morais, mas é capaz de tudo para proteger quem ama, chega a mentir e roubar. Impulsiva, às vezes comete erros por perder a cabeça e por querer proteger os irmãos a qualquer custo. Apaixonada, enérgica.
Objectivos: proteger os irmãos, reconquistar Manel e vingar-se de Francisca.
Quem pode impedir: Francisca e Lobo.

MARTA RESENDE BORGES – (Catarina Rebelo) – É uma jovem aventureira, desportiva e despreocupada, perita em cativar o pai. A relação com este é afectada pelo casamento com Francisca, com quem não tem problemas em entrar em conflito, dizendo o que pensa. Detesta a madrasta e o que esta fez à sua família e quer ver feita justiça, mas fica à sua guarda e à mercê das suas ameaças.
Características principais: Animada, respondona, atlética, impulsiva, curiosa, sempre pronta para novas experiências e aventuras. Gosta de actividades ao ar livre, adora dançar e cantar. Tornou-se mais agressiva e revoltada depois da morte da mãe.
Objectivos: Convencer o pai a divorciar-se de Francisca, voltar a viver com Clara, Daniela e Afonso.
Quem pode impedir: Francisca.

DANIELA RESENDE BORGES – (Beatriz Frazão) – A irmã mais nova, tímida e introvertida. Está disposta a sacrificar opiniões pela harmonia familiar que vê desmoronar com a morte da mãe e o casamento do pai com Francisca. Muito ligada aos irmãos, vai sentir-se traída e desamparada pela saída de Clara e Afonso de casa.
Características principais: Introvertida, sensível, reservada, cautelosa e ponderada. Prefere sofrer e ser prejudicada do que enfrentar as perturbações. Pensa demasiado sobre tudo, o que faz dela uma pessoa indecisa, pouco espontânea e insegura, com dificuldade em fazer frente aos outros. Tem problemas de auto-confiança, gosta de passar despercebida.
Objectivos: Libertar-se de Francisca e deixar de viver com medo. Gostava de voltar a viver com os irmãos.
Quem pode impedir: Francisca.

EDUARDO BORGES – (Jean-Pierre Martins) – É o marido de Laura e a vítima de Francisca. Licenciou-se em Direito mas nunca exerceu. É um conceituado artista plástico e mas herdeiro de uma grande fortuna. Após a morte da mulher, torna-se administrador da fábrica de azulejos. Quando Laura morre fica vulnerável e cai na teia de Francisca, casando-se com ela.
Características principais: Alegre e carismático. Escultor talentoso, é apaixonado pela vida e pelas pessoas, por viagens e pela sua carreira. Distraído, mais preocupado com a arte e decidido a aproveitar a vida, sempre foi Laura quem geriu a casa e a família. Quando ela morre, Eduardo decide mudar e vai mostrar-se um gestor consciente e um pai mais rígido. Capaz de trair, apaixona-se e deixa-se influenciar por Francisca.
Objectivos: Evitar que Daniela e Marta sigam os passos dos dois filhos mais velhos, agradar a Francisca e recuperar a harmonia familiar.
Quem pode impedir: Francisca.

LAURA RESENDE – (Ana Padrão) – Herdeira da Azulejaria Resende, Laura abdicou do sonho de ser fotógrafa para cuidar da empresa e apoiar o marido na carreira dele. É uma mulher de sucesso, forte e decidida, mãe próxima dos seus quatro filhos. Tem uma desilusão profunda ao descobrir a traição do marido com a sua meia-irmã Francisca. A partir desse momento, Laura começa a repensar a sua vida sem saber que a irmã planeia a sua morte.
Características principais: Determinada, trabalhadora, organizada, frontal, voluntariosa, carinhosa, de difícil perdão. É apaixonada pelo marido e filhos.
Objectivos: Proteger a família e os negócios da intromissão de Francisca.
Quem pode impedir: Eduardo e Francisca.

FRANCISCA ALVES BORGES – (Inês Castel-Branco) – É uma psiquiatra de sucesso. Cresceu a invejar o dinheiro dos meios-irmãos, Vicente e Laura, que odeia e sempre quis reclamar o que julga ser dela. Não olha a meios para atingir os fins por isso casou com o marido da meia-irmã e adoptou as filhas mais novas dela. Contudo, as miúdas levantaram-lhe vários problemas e Eduardo nunca lhe entregou a fábrica. Apaixona-se por Manel e vai fazer de tudo para ficar com ele e afastá-lo de Clara.
Características principais: É uma insatisfeita permanente, rancorosa, dissimulada, manipuladora, frustrada e calculista. Para ela, todos os meios são válidos para atingir os seus objectivos, pelo que é capaz de matar. Manel é a sua grande fraqueza, morre de medo que ele se desinteresse ou que descubra a verdade sobre ela. É boa profissional e competente.
Objectivos: Ficar com tudo o que pensa ser seu por direito: a casa e os Azulejos Resende. Quer tirar Clara (e os irmãos) do seu caminho e ser feliz com Manel.
Quem pode impedir: Clara, Afonso, Vicente,  Pilar e Manel.

TERESA ALVES RESENDE – (Lia Gama) – É uma mulher dividida e atormentada pelo sentimento de culpa, por há mais de trinta anos ter decidido separar-se da sua recém-nascida filha Francisca, fruto de uma infidelidade, para ficar com o marido e os seus filhos legítimos, Vicente e Laura. Teresa apoiou Francisca de longe e actualmente faz de tudo para a compensar, inclusive tentar aproximá-la dos irmãos, que sempre a rejeitaram. Sofre porque sabe que os filhos mais velhos nunca a perdoaram e com a rejeição de Francisca, que também nunca desculpou a mãe.
Características principais: vive marcada pelo arrependimento e tenta compensar os seus erros. Ama a família, embora nem sempre o demonstre da melhor maneira nem tome as decisões certas. Dedicada e carinhosa, aceita o desprezo ou rispidez dos filhos por sentir que faz parte da sua expiação.
Objectivos: Compensar Francisca pelo abandono. Ter a família inteira reunida.
Quem pode impedir: Vicente e Francisca.

VICENTE RESENDE – (Rogério Samora) – É um dos herdeiros da Azulejos Resende, a que se dedica de corpo e alma. É o apaixonado marido de Pilar, com quem tem três filhos e, apesar de carinhoso e dedicado, rege-se pela sua seriedade e crença nos valores morais, especialmente com o filho problemático, Ricardo, por quem já tanto lutou para endireitar a vida e que esconde um terrível segredo que abalará tudo aquilo em que acredita.
Características principais: Focado, curioso, carinhoso, trabalhador, apaixonado pela arte dos azulejos, descontraído e desarrumado. É calmo por natureza, mas tem uma forte “espinha dorsal”, pelo que há valores dos quais não abdica. Ser traído, seja a que nível for, será insuportável.
Objectivos: Ver o filho assumir as suas responsabilidades. Afastar Francisca da fábrica e da família.
Quem pode impedir: Francisca, Lobo, Ricardo e Pilar.

PILAR TAVARES – (Maria João Luís) – É Inspectora-chefe da PJ, chefe da 1ª brigada da SRCB. Perfeccionista, é exigente com todos, tanto no trabalho como na vida pessoal. Um acidente com o filho Ricardo, ainda bebé, tornou-a super-protectora e vive atormentada pela culpa de ter encoberto um crime cometido por este. Nada a impedirá de tentar recuperar o filho.
Características principais: profissional, perfeccionista, apaixonada pelo marido, resiste a ceder e não sabe pedir desculpa. Exigente com todos, em especial com os filhos e com os colegas da PJ.
Objectivos: manter em segredo o crime cometido pelo filho e o que fez para o proteger. Gostava de recuperar Ricardo.
Quem pode impedir: Ricardo,Vicente, Lobo e Francisca.

RICARDO TAVARES RESENDE – (Tiago Teotónio Pereira) – É filho problemático de Pilar e Vicente. Vive à margem da família pelo acidente que provocou e lesionou irreversivelmente a sua irmã Bárbara. É também culpado de ter roubado azulejos para Lobo da fábrica da própria família. Podia ser um informático brilhante, mas optou pela vida do crime. Alia-se a Lobo e, torna-se assaltante. Não é apanhado porque a mãe encobre um dos seus crimes.
Características principais: aparenta ser egocêntrico, despreocupado, egoísta, displicente, inconsciente e temerário, mas na verdade é inseguro e acha que não é suficientemente bom em nada. Frágil emocionalmente, com questões por resolver. É ele quem trata de todas as operações tecnológicas nos golpes de Lobo.
Objectivos: evitar ser preso. Não admite a ninguém, nem a si mesmo, mas gostava de conseguir o perdão da irmã e dos pais, entender-se com a família e conseguir que se orgulhem dele.
Quem pode impedir: Lobo, Manel. Pilar e Vicente. Bárbara.

BÁRBARA TAVARES RESENDE – (Cleia Almeida) – Filha de Pilar e Vicente. Perfeccionista como a mãe, é adepta de desporto mas viu a sua carreira de atleta destruída depois de ficar lesionada num acidente provocado pelo irmão Ricardo, a quem não perdoa. Desde então que vive insegura e frustrada, pelas cicatrizes e pela dificuldade ao andar, resultante da lesão. Actualmente, é directora de várias lojas do supermercado e tudo fará para tornar as suas lojas nas mais rentáveis, ao mesmo tempo que luta para superar o trauma do acidente.
Características principais: agressiva, competitiva, perfeccionista, ambiciosa, disciplinada e regrada. Esforça-se por disfarçar, mas é insegura, frustrada e amargurada. Está convencida de que todos notam a sua deficiência na perna.
Objectivos: Arranjar namorado, casar e ter filhos. Ultrapassar o trauma com o acidente.
Quem pode impedir: Ricardo.

MAFALDA TAVARES RESENDE – (Filipa Areosa) – A filha do meio de Pilar e Vicente. É alegre, bem resolvida e por não gostar de dramas, sonha reconciliar Ricardo com a família. Já com Bárbara vive numa constante rivalidade e o facto de ser treinadora de crossfit, provoca inveja à irmã. Quando se apaixonar por Sebastião vai mudar a sua forma de encarar as relações, mas vai perceber que terá de lutar contra a mãe, superior hierárquica do namorado.
Características principais: racional (menos na paixão por Sebastião), valoriza a família, alegre, bem-resolvida, desenrascada, curiosa, atlética, pragmática, descontraída. Não gosta de dramas, pelo que lida bem com as derrotas, sejam profissionais ou pessoais. Acredita que pode sempre aprender alguma coisa com os erros.
Objectivos: manter o namoro com Sebastião a todo o custo. Recuperar a relação de Ricardo com os pais e a irmã.
Quem pode impedir: Lobo, Pilar e Ricardo.

LOBO (PAULO COSTA) – José Mata
É um refinado, culto e meticuloso chefe de um gangue, bem sucedido no trafico de jóias e objectos de arte roubados. Soube aproveitar-se da educação e contactos dados pelo avô para subir ilicitamente na vida. Através de Ricardo cruza-se com Afonso e Clara, a quem cobra uma pesada dúvida. Depressa começa a ver Clara com outros olhos, e apaixona-se, deixando que ela se torne o seu ponto fraco e a mulher que tudo fará para ter.
Características principais: Criminoso, sem escrúpulos, tem uma noção difusa do certo e do errado, mas não olha a meios para atingir os fins. É inteligente, culto e muito manipulador. O seu ponto fraco é o filho e Clara, de quem tolera coisa que noutras pessoas nunca admitiria. É intransigente e exigente com os outros. Adora um bom desafio, vive para a adrenalina que sente durante os assaltos.
Objectivos: Conquistar Clara. Aumentar cada vez mais o seu império continuando a ludibriar a polícia. Educar Guilherme e não deixar que lhe tirem o filho.
Quem pode impedir: Manel. Clara. Pilar.

ROGÉRIO (ROGER) MENDES – Miguel Frazão
Um dos capangas que trabalha para Lobo. É dos mais novos do gangue, mas já ganhou a confiança de Lobo. Não hesita em usar a força bruta para resolver os problemas. É um soldado leal e útil, mas que não é capaz de mais do que seguir ordens. Cresceu marcado pela pobreza e rodeado pela criminalidade.

ALBERTO CRUZ – Miguel Costa
É o número dois do gangue de Lobo. Lobo encarrega-o de vigiar os alvos de assalto, mas trata também da organização do transporte e entrega dos objectos contrabandeados. Lobo usa-o ainda para os serviços no armazém e no bar de gin que lhes serve de fachada. Cruz não tem problemas com serviços violentos, nem com a utilização de armas.

SÍLVIO GARCIA – Dimitry Bogomolov
Garcia, como é conhecido no gangue, é o braço direito de Lobo que tem nele total confiança. É um homem que não tem medo de quebrar regras para atingir os seus objectivos e que há muito percebeu que a vida não é justa, pelo que vive resignado.

MANUEL PAIVA – José Fidalgo
Inspector da PJ e o mais velho de três irmãos carrega a responsabilidade de cuidar da família, para ele o mais importante. É bom profissional, embora por vezes agressivo e impetuoso e tem o grande objectivo de descobrir o assassino do pai. Viverá o dilema de ajudar ou não Clara, o seu grande amor, que parece estar do outro lado da justiça. Mantém uma relação com Francisca, de quem não conhece a verdadeira natureza.
Características principais: Determinado, agressivo, duro, persistente, destemido, impulsivo, perde a paciência com alguma facilidade, honesto mas capaz de ter alguma flexibilidade e contornar as regras para atingir melhores resultados. Tolerante e carinhoso com a mãe e a avó, mas firme com os irmãos.
Objectivos: Recuperar o amor de Clara. Fazer justiça à morte do pai, apanhando os assaltantes que o assassinaram. Libertar-se de Francisca.
Quem pode impedir: Lobo, Francisca, Clara.

CARLOS MANUEL FONTES PAIVA – Miguel Monteiro
Entrou para a PJ numa altura em que não era necessário curso superior, mas a paixão e dedicação levaram-no natural e rapidamente a uma posição de chefia. É coordenador da Secção Regional de Combate ao Banditismo (SRCB) e gere várias brigadas. Profissional dedicado e respeitado, Carlos é uma referência para o filho, Manel, que entrou precisamente na Polícia Judiciária (PJ).
Pai de Manel, Quim e Alexandre, Carlos sempre contou com o apoio da mulher, Helena, em períodos de ausência. Sempre que está em casa esforça-se por dar atenção aos filhos e estar a par das suas vidas e tenta fazer fins-de-semana em família. Habituado a mandar e a ser obedecido, tem tendência para ser autoritário em casa e podia ter sido um pai distante, mas Helena sempre foi capaz de amenizar as coisas e de o acalmar.

HELENA MACHADO PAIVA – Sofia Sá da Bandeira
A morte do marido mudará para sempre a vida de Helena. O stress da perda do companheiro provoca-lhe um AVC que a remete para uma cadeira de rodas e compromete o lado direito do seu corpo. Com a mobilidade afectada e sem a autonomia de antes, Helena deixa de poder dar aulas de piano e de fazer algumas tarefas básicas. Sente-se um fardo para os filhos e para a sua mãe – Amália. Helena acabará por aceitar a fisioterapia e o apoio psicológico como a única forma de recuperar do AVC e restabelecer os laços com os filhos.
Características principais: Era uma mulher activa e trabalhadora que passa a viver presa às mazelas físicas e psicológicas causadas pelo AVC. Tem dificuldades motoras, de fala e vive inconformada por se ver neste estado e ver o sofrimento que causa à família.
Objectivos: Voltar a tocar. Deixar de ser um entrave na vida dos filhos. Ser funcional e conseguir levar uma vida “normal”, com alguma autonomia. Superar as limitações.
Quem pode impedir: Ela própria, Alexandre.

AMÁLIA MACHADO – Margarida Carpinteiro
É a matriarca da família Paiva. De espírito prático e optimista, não se deixa abater pelas angústias que no íntimo sente, como a preocupação com a doença da filha Helena e a mágoa por ter cortado relações com a filha Edite. É respeitada e acarinhada por todos, principalmente pelos netos que a vêem como uma mãe.
Características principais: Amável, prestável, vivaça e bastante autónoma, características que equilibram a tristeza e preocupação constantes pelo estado de saúde da filha. De espírito jovem, não gosta que a tratem como a uma idosa que inspira cuidados. Sente-se ainda muito capaz e teima quando tentam tomar decisões por ela.
Objectivos: Fazer as pazes com a filha Edite. Reencontrar o amor e refazer a sua vida. Conseguir que Helena recupere algumas capacidades e alcance uma certa autonomia.
Quem pode impedir: Helena e Edite. Ela própria.

JOAQUIM PAIVA (QUIM) – Hélder Agapito
Como irmão do meio, Quim vive na sombra do irmão mais velho que admira e na berlinda do gozo do mais novo. Tem o sonho de ser polícia e não desiste de passar nos exames da PSP ou de tentar entrar para a PJ, mas a preguiça e a natureza mulherenga fazem com que não passe de um segurança zeloso do supermercado do bairro. Tem imenso sucesso com as mulheres e interessa-se por Preciosa por esta não sucumbir aos seus encantos.
Características principais: Gosta de exercitar e exibir os músculos. Convencido, considera-se o maior. É bem-humorado, brincalhão, simpático e prestável, mas preguiçoso para as tarefas mais exigentes ou aborrecidas. Tem toda disponibilidade do mundo para mulheres bonitas. Afectuoso e de “coração grande”, é muito carinhoso com a avó Amália e a mãe Helena. Olha para Manel como um exemplo, mas choca com Alex, que adora provocá-lo e questionar o seu QI. Destemido, quer ser o melhor no seu trabalho e sente-se responsável por todos os que estão no supermercado. Às vezes peca por excesso de zelo.
Objectivos: Tirar a carta de condução para se candidatar à Polícia Judiciária. Conquistar Preciosa que parece a única imune aos seus encantos.
Quem pode impedir: Ele próprio. Preciosa.

ALEXANDRE PAIVA – Alexandre Jorge
É o irmão mais novo e aquele que emocionalmente mais sofreu com a doença da mãe e a morte do pai. O medo de perder mais alguém na sua vida tornou-o calado, um pouco cínico e distante, em conflito com os irmãos, e apenas carinhoso com a avó. Estuda Gestão, é ambicioso e quer alcançar rápido a independência.
Características principais: Ambicioso, organizado e determinado, bom aluno, inteligente, agressivo e criativo. Meigo e aberto com a avó, provocador e cínico com os irmãos. Com Helena é impaciente e ríspido por se sentir frustrado pela situação da mãe. Sociável, mas selectivo, é acusado por Quim de “ter a mania”. Parece antipático e brusco, mas é apenas uma capa para se proteger.
Objectivos: Terminar o curso com boas notas e conseguir um bom emprego que lhe permita deixar para trás o drama que vive em casa. Reconciliar-se intimamente com a mãe e com Manel, a quem culpa irracionalmente pela vida pouco feliz. Conquistar Cátia.
Quem pode impedir: Helena. Quim. Manel.

EDITE PAIVA NETO – Rita Loureiro
Irmã de Carlos e tia de Manel, trocou o seu país e família por uma vida em S. Tomé e Príncipe, para criar o filho e viver com o homem que ama. Determinada e trabalhadora, está empenhada em modernizar e expandir o negócio de cacau da família, o que a faz entrar em choque com o marido, que preferia vender a roça.
Características principais: Lutadora, batalhadora, corajosa e trabalhadora, é dedicada e focada nos desafios a que se propõe, é também dinamizadora, empreendedora e incurável óptimista, dotada de um espírito livre e necessidade de se reinventar que a fazem procurar sempre o equilíbrio da vida.
Objectivos: Quer fazer o negócio do chocolate vingar e ter a sua própria produção na roça em S. Tomé. Reconciliar-se com Helena e Amália.
Quem pode impedir: Timóteo, Amália, Helena

TIMÓTEO NETO – Matamba Joaquim
É o marido são-tomense de Edite, pai adoptivo de Gabriel. Com inteligência e sentido de negócio, conseguiu com a mulher criar uma vida confortável com produção cacau. Actualmente, os negócios não vão bem e depois de uma vida a lutar e com o filho Gabriel criado, Timóteo está pronto para vender as roças
Características principais: Generoso, carinhoso, pacato. Evita os conflitos mas sabe ser determinado quando tal é preciso. É animado e preocupado com os outros. É um homem de família, ama Edite e Gabriel acima de tudo.
Objectivos: Vender a roça e vir para Lisboa. Manter o casamento, que vai ficar em risco.
Quem pode impedir: Edite.

GABRIEL NETO – João Jesus
Filho único de Edite e Timóteo, é um jovem estudante de medicina, bonito, simpático e focado, que estudava em Oxford, mas devido às dificuldades financeiras dos pais, vai terminar o curso em Lisboa, especializando-se em medicina interna. Vai ficar alojado em casa de Helena.
Características principais: Apesar de ter nascido em Portugal, é São-Tomense de gema. É um rapaz simples, simpático e atencioso, muito ligado à natureza e às relações humanas. É focado e esforçado nos seus objectivos e incapaz de dizer não a novos desafios. Acredita que pode ajudar a tornar o mundo um lugar melhor, espelho da visão que aprendeu a ter da vida em São Tomé.
Objectivos: Conseguir terminar o curso, deixar de ser um encargo para os pais. Conquistar Diana e ajudá-la a recuperar e a ter uma vida normal.
Quem pode impedir: Diana, Jorge, Francisca, Timóteo, Edite.

ALICE OLIVEIRA– Mariana Norton
É a dona do Hostel Villa do Fado e da Adega de Alfama. Foi oncologista, mas desistiu da medicina quando viu o seu marido definhar com cancro. Ocupa-se com o hostel para não ter de lidar com a perda do marido e vai ser vítima da chantagem de Francisca, sua amiga, que está a par do segredo que Alice guarda.
Características principais: Altruísta, sensível, boa ouvinte, reservada em relação ao marido, ao passado e a si própria. Gosta de agradar aos outros, é generosa, paciente, maternal, sofrida, mas enérgica. Tem uma certa dose de ingenuidade no que toca a Francisca. Finge que está sempre bem, que o hostel, a tasca e o fado a preenchem, mas não conseguiu superar a morte do marido, nem recuperar a motivação para a vida.
Objectivos: Ser mãe. Evitar a chantagem de Francisca. Superar a morte do marido e voltar a apaixonar-se. Recuperar a coragem e a capacidade para ser médica.
Quem pode impedir: Francisca.

SEBASTIÃO ARAÚJO – Rúben Gomes
É inspector na polícia judiciária, colega e melhor amigo de Manel. Duvida das capacidades de Pilar como chefe e tem dificuldade em aceitar ordens de mulheres. Mulherengo, troca de namorada com frequência. As dificuldades de relacionamento com Pilar aumentam, quando se apaixona por Mafalda, filha da inspectora-chefe e percebe que encontrou uma mulher que não quer descartar.
Características principais: Determinado, agressivo, protector, machista, ambicioso, frontal e bruto, diz o que pensa sem se importar com as consequências. Conflituoso e pouco disposto a fazer cedências.
Objectivos: Manter o namoro com Mafalda. Conseguir que Pilar deixe de ser sua chefe.
Quem pode impedir: Pilar.

LUCAS PREGUIÇA – Marco Mendonça
Veio para Lisboa para tirar o curso de Belas-Artes e é o pintor mais novo da fábrica dos Azulejos Resende, daí que tenha tendência para inovar. Vive com o peso da morte da mãe, da qual se sente culpado. Tenta ocupar-se ao máximo para não pensar no assunto e, aos olhos dos outros, parece estar sempre bem. É criativo e divertido e nem os amigos mais próximos sabem que tem um problema com drogas, que usa para ter energia e para se alienar de qualquer situação de conflito. Gisela vai apaixonar-se por ele.
Características principais: Descontraído, criativo, sensível, generoso, distraído, curioso, divertido, com sentido de humor. É boa pessoa, dá-se bem com toda a gente e não gosta de conflitos. Não assume mas é inseguro e tem uma constante necessidade de afirmação e de sentir que não está a desperdiçar a sua vida.
Objectivos: Depois de perceber que as drogas estão a tornar-se um problema, quer parar de consumir. Ultrapassar a morte da mãe. Livrar-se de Gisela.
Quem pode impedir: Gisela, Armando, Vicente e Dolores.

MARIA PRECIOSA DIAS – Ana Guiomar
Veio de Vila Nova de Cerveira para tirar o curso de design e trabalhar. Embora já esteja licenciada, não consegue arranjar trabalho na área e, para poder ficar em Lisboa, começou a trabalhar no supermercado como repositora. Sofreu uma grande desilusão amorosa na adolescência e isso tonou-a tímida e fechada no campo amoroso, mas sonha em ter um namorado. Vai sofrer as investidas de Quim e de Nelson.
Características principais: Criativa, insegura, ansiosa, nervosa, por vezes respondona e arrogante, preocupada com os amigos.
Objectivos: Arranjar trabalho como Designer. Encontrar alguém que a faça ultrapassar os seus medos amorosos e inseguranças. Deixar de ressonar.
Quem pode impedir: Quim. Dona Dolores. Bárbara.

ANTÓNIO MANUEL CEREJO (TOMANÉ) – Rui Unas
Conhecido por Tomané, mudou-se para Lisboa por causa da namorada, Liliana. É muito apaixonado por ela e os dois trabalham e vivem no hostel de Alice. Tomané é um bocadinho limitado de inteligência, mas tem um coração enorme e toda a gente gosta dele. Sonha ter um grande casamento com Liliana e viverem na sua própria casa.
Características principais: Pacifista, calmo, altruísta, mas ciumento, o que o leva a ser impulsivo. Generoso, prestável, sonhador, romântico, utópico, convicto, religioso. De raciocínio lento.
Objectivos: Casar com Liliana. Ter filhos. Controlar os ciúmes que sente.
Quem pode impedir: Liliana. Miranda.

LILIANA FARIA – Dânia Neto
Vive e trabalha no hostel com o namorado, Tomané. Tem o grande objectivo de ter dinheiro para poder ter a sua independência e para ter as coisas que nunca teve ao crescer, por isso aceita tudo o que é trabalho. Gosta do namorado, mas não é muito carinhosa com ele. Quando começa a dançar não vai suportar as constantes cenas de ciúmes que Tomané lhe faz.
Características principais: Trabalhadora, determinada, prática, pouco expressiva com os seus sentimentos, independente, despachada. Pouco romântica e carinhosa. Elegante, sabe dançar, sedutora. Tem grande sucesso com os homens.
Objectivos: Reconquistar Tomané depois de ele terminar o namoro. Ter filhos. Ter mais sucesso que Gisela nas redes sociais.
Quem pode impedir: Gisela. Tomané. Dolores.

JOEL CORREIA – Júlio César
Reformado e viúvo é um ex-pintor da fábrica de azulejos e uma figura acarinhada do bairro. A alegria que pensava recuperar com o regresso do filho Nuno revela-se um pesadelo, quando se torna vítima dos maus tratos deste, refém em sua própria casa, em silêncio por vergonha. Irá encontrar em Amália a força para acabar com a situação e para, sem culpas, viver um novo amor.
Características principais: Comunicativo, simpático, saudosista, permissivo, generoso, mas poupado. Vive um pouco triste pela morte de Isaura; amedrontado, culpado e envergonhado por causa de Nuno. Já não vê muito bem e, por isso, usa óculos.
Objectivos: Aprender a impor-se e libertar-se da violência de Nuno. Ultrapassar a perda da mulher e viver a relação com Amália.
Quem pode impedir: Nuno

NUNO CORREIA – Hugo Tavares
É um homem corroído pela culpa de ter matado cinco pessoas num acidente de viação. Esse acontecimento tornou-o amargurado, desempregado e divorciado. É com a sensação de ser um falhado que volta da Alemanha para viver com o pai que o recebe de braços abertos. Mas o álcool e as dificuldades económicas tornam o pai alvo dos seus maus tratos.
Características principais: Egocêntrico, agressivo, manipulador, amargurado, desequilibrado, aproveitador, não consegue lidar com a culpa pelo acidente que provocou e culpa tudo e todos pelo que lhe aconteceu.
Objectivos: Refazer a vida e encontrar um emprego. Deixar de se sentir um falhado. Conseguir viver com a culpa do acidente. Não ir preso pelas agressões ao pai.
Quem pode impedir: Joel, Amália e Manel.

JORGE ALMEIDA – Miguel Damião
É fisioterapeuta e enfermeiro e divide-se entre o trabalho no hospital e em sessões particulares de fisioterapia. Quando a mulher – Andreia – lhe pede o divórcio, Jorge perde o chão e só se aguenta porque a filha opta por ficar com o pai. Andreia entretanto emigra. Quando Jorge descobre que Diana sofre de esquizofrenia, tudo fará para vê-la capaz de ter uma vida normal, nem que para isso tenha de adiar a sua vida pessoal e profissional.
Características principais: Sério, cordial, profissional, carinhoso com a filha, bom pai. Descontraído, gosta de aproveitar a vida. Depois do diagnóstico de Diana, fecha-se e passa a viver só para a filha.
Objectivos: Ver a filha recuperada e capaz de viver uma vida normal. Vai ter de perceber que não pode anular-se por causa de Diana e vai lutar pela relação com Alice.
Quem pode impedir: Ele próprio, Diana, Alice.

ANDREIA MONTEIRO SOARES – Sofia Leite
Natural de Lisboa, é casada com Jorge Almeida e mãe de Diana e mora com a família em Alfama. Casou apaixonada pelo marido e a vida tinha tudo para sorrir, ambos com um bom emprego, situação económica estável e pais de um filha estudiosa e saudável, actualmente na universidade. Mas as coisas não são bem assim.
Andreia tornou-se completamente viciada no trabalho, como tradutora intérprete no Ministério dos Negócios Estrangeiros. Arranja sempre que pode traduções por fora, para lhe dar mais dinheiro e acabou por ficar sem tempo nenhum para a família.
A relação de Andreia com a filha também é problemática. As discussões agravam-se e os dois chegam ao estado de exaustão. Andreia aproveita para aceitar uma proposta de trabalho temporário em Bruxelas, que tinha anteriormente recusado numa tentativa de salvar o casamento. Este facto que não é bem recebido nem pelo marido nem pela filha, que decide ficar com o pai. Embora a filha se sinta abandonada, para Andreia, este trabalho era uma situação meramente temporária e não tinha intenções de deixar Diana.
É amiga de Laura, que conheceu na fábrica. Andreia é a tradutora da fábrica de azulejos e as duas acabaram por ficar muito amigas, assim como as suas famílias.
Características principais: Viciada em trabalho, descuidada com a família, determinada, carinhosa, frustrada, feminina.
Objectivos: Ter uma relação familiar mais saudável e de acordo com as suas expectativas. Ajudar na recuperação da filha.
Quem pode impedir: Jorge e Diana.

DIANA ALMEIDA – Victoria Guerra
Estudante de Ciência Política, é amiga de Clara. A mãe sempre esteve demasiado ocupada a trabalhar e Diana é mais próxima do pai, que adora, e com quem vai ficar a viver depois do divórcio. No entanto, lidar com a ansiedade dos estudos, com o desgosto de amor causado por Ricardo e ao sentir-se abandonada pela mãe não é fácil e a situação culmina naquele que será o maior desafio da sua vida: aprender a viver com a sua esquizofrenia. Apesar da doença vai apaixonar-se por Gabriel.
Características principais: Ansiosa, insegura e perfeccionista. Tem falta de confiança em si mesma. Inteligente, empenhada, amiga e carinhosa com os que lhe são próximos, é retraída e desconfiada com os estranhos. Tem surtos violentos de irritação quando se sente julgada, tende a isolar-se para evitar conflitos.
Objectivos: Aceitar e aprender a viver com sua doença. Ser funcional e conseguir levar uma vida “normal”, com alguma autonomia.
Quem pode impedir: Andreia, Ricardo, Alice, Francisca, Ela própria.

MIGUEL ALMEIDA – Samuel Alves
Irmão mais novo de Jorge, vem de férias a Lisboa, mas opta por ficar ao presenciar o sofrimento da sobrinha que sofre de esquizofrenia. Será o novo gestor da loja do supermercado de Alfama, após ser transferido da filial no Algarve e, por ser ao mesmo tempo atraente, descontraído e bom profissional, Bárbara ficará rendida aos seus encantos. Até que se entreguem um ao outro vivem em constante picardia.
Características principais: É atraente, descontraído e calmo. É um óptimo funcionário, muito sério, competente e eficiente. Gosta de surfar apesar de não ser um grande aficionado por desporto. É dedicado e atencioso com a família.
Objectivos: Ajudar o irmão e a sobrinha. Conquistar Bárbara.
Quem pode impedir: Diana, Bárbara.

DOLORES MATIAS – Maria João Abreu
É casada com Armando e mãe de Miranda e Nelson. É mandona e gosta das coisas todas à maneira dela. Trabalha no supermercado como operadora de caixa, mas está convencida que devia ser promovida. É católica e dinamiza um grupo de voluntariado no bairro. Acha que toda a gente depende dela e está sempre a meter-se na vida alheia.
Características principais: Mulher de fibra, ciosa do lar, poupada, de ideias fixas, tradicionalista, autoritária, trabalhadora, cumpridora, pouco afectuosa em público, bisbilhoteira, prática, despachada, dinamizadora e preocupada com quem tem menos do que ela.
Objectivos: Quer ver os filhos orientados e bem de vida, quer subir na hierarquia do supermercado. Conseguir que o hostel feche ou mude de sítio e ganhar “a guerra” contra Alice. Recuperar a presidência da associação.
Quem pode impedir: Nelson e Miranda. Bárbara e Preciosa. Alice.

ARMANDO MATIAS – José Raposo
Trabalha na fábrica de azulejos e custa-lhe aceitar modernices e novidades, chocando com Lucas, com quem trabalha. Adora pintar e tem uma verdadeira paixão pelo trabalho. Na fábrica mostra muita autoridade, mas em casa quem manda é a mulher, Dolores. Adora a família, mesmo que às vezes precise de um descanso da energia de Dolores.
Características principais: Tranquilo, sensível, paciente, poupado, apaixonado, tradicionalista, afectuoso com a família, submisso em casa, mas autoritário no trabalho. Rezingão. Trabalhador e honesto.
Objectivos: Conseguir impor-se à mulher. Ter uma cerveja artesanal de sucesso.
Quem pode impedir: Dolores. Gisela que só lhe arranja problemas.

GISELA TORRES – Cecília Henriques
Veio para Lisboa das Caldas da Rainha para se afastar da fábrica de cerâmica, mas acaba a trabalhar na fábrica de azulejos com o tio. É viciada em redes sociais e dá conselhos de fitness e alimentação, embora esteja sempre a lutar com a balança. Deseja ser famosa e encontrar o marido ideal. Envolve-se com vários homens, achando sempre que desta vez é que é para casar, mas isso nunca acontece.
Características principais: Persistente; comunicativa; refilona, criativa; entusiasma-se com facilidade; aparenta ser muito confiante, mas na realidade tem baixa auto-estima. Muito empenhada nas redes sociais. Tem baixa auto-estima devido às constantes oscilações de peso. É gulosa e preguiçosa para o desporto, mas sempre pronta para uma festa.
Objectivos: Encontrar o homem ideal e casar. Conquistar Lucas. Emagrecer. Conseguir derrotar Liliana nas redes sociais. Ser famosa.
Quem pode impedir: Liliana. Lucas. Miranda. Armando. Dolores.

NELSON MATIAS – Diogo Valsassina
Filho de Armando e Dolores, é o tímido da família. Os pais julgavam que ia para a faculdade, mas quando acabou o 12º ano, desistiu da escola para trabalhar na esperança de ganhar alguma independência. Depois de ter ficado sem emprego, Dolores arranjou maneira de empregá-lo no supermercado. A mãe põe e dispõe da sua vida. É culto e inteligente, mas incapaz de se relacionar com o sexo oposto. Vai interessar-se por Preciosa, mas não tem coragem de lhe dizer o que sente.
Características principais: Humilde; tímido; inseguro; submisso, sentido de humor apurado, honesto, trabalhador, inteligente, interessado.
Objectivos: Conquistar Preciosa. Libertar-se do autoritarismo da mãe.
Quem pode impedir: Dolores e Quim.

MIRANDA SOUSA – Oceana Basílio
Foi bailarina, mas desistiu porque não lhe agradava a competitividade no meio. Casou com Raul e ficou a trabalhar no negócio da sogra, uma casa de chá com um bolo famoso. Quando a sogra morreu, Raul foi ajudá-la, mas acabou por se envolver e fugir com uma empregada da casa de chá. Miranda descobre que a casa de chá está cheia de dívidas e decide rentabilizar o negócio servindo bebidas e contratando raparigas para dançar à noite. Quando se descobrir no bairro, vai ser um escândalo.
Características principais: Sensível; apaixonada; confiável; lutadora; prática, espevitada, comunicativa; ficou mais desconfiada depois da traição do marido e da amiga. Séria e com pouca disposição para se divertir e pensar em si.
Objectivos: Salvar o negócio. Recuperar o respeito de Cátia e dos seus pais. Esquecer a mágoa por ter sido traída e refazer a vida.
Quem pode impedir: Dolores. Armando. Cátia. Raul.

RAUL SOUSA – Jorge Corrula
É o “pintas” do bairro. É megalómano e decidiu aumentar o negócio da mãe, mas fez um investimento maior do que devia e acabou endividado. Embora ache a mulher bonita, Miranda, não hesita em traí-la com uma mulher mais nova e fugir com ela.
Características principais: Muito bem-parecido. Confiante. Gosta de flirtar. Não é bom gestor. Muito cúmplice da filha. Mentiroso, homem dos mil esquemas e capaz de trair.
Objectivos: Escapar das dívidas. Impedir que a família descubra o seu affair com Irene.
Quem pode impedir: Dolores, Gisela, Miranda e Cátia.

CÁTIA SOUSA – Madalena Almeida
Filha de Miranda e Raul. É uma rapariga enérgica e sonhadora. Vê em Gisela um ídolo a seguir, o que desagradará a Miranda. Fica muito desiludida quando o pai foge e torna-se uma adolescente revoltada e que consegue meter-se em vários problemas, testando os limites da mãe. Habituada a ter o que quer lida mal com as dificuldades financeiras que vão ter. Apaixona-se com facilidade, mas acima de tudo quer ter um namorado.
Características principais: Confiante; divertida; gosta de festas e de se divertir, às vezes de forma descontrolada. Com a ausência do pai fica rebelde e incontrolável.
Objectivos: Voltar a ter a vida que tinha e ser uma adolescente sem problemas. Quer conquistar Afonso.
Quem pode impedir: Miranda. Raul.

TELMO SANTOS – João Baptista
Ex-namorado de adolescência de Francisca é natural de S. Tirso, Telmo sempre teve propensão para se meter em confusões devido à sua natureza violenta e a um ambiente familiar pouco acolhedor. De poucas falas, foi sempre considerado um badboy e foi isso que atraiu Francisca, tendo os dois sido namorados quando ela tinha os seus 17 anos. Durante esse tempo, ela contou-lhe os seus planos de um dia fazer parte integral da família Resende. Sem grandes perspectivas de futuro, Telmo enveredou pela carreira militar e entrou para os comandos do exército. Fez algumas comissões de serviço pelos PALOPS, nomeadamente em Timor, Guiné e S. Tomé e Príncipe. Era uma profissão que lhe convinha, até meter-se em problemas e aceitar subornos e trabalhos pouco recomendáveis por fora. Foi descoberto e isso, juntamente com vários casos de insubordinação, fez como que fosse expulso do exército. Actualmente é mecânico e tem uma oficina automóvel. Ao longo dos anos manteve o contacto com Francisca e está apaixonado por ela. Francisca paga-lhe muito dinheiro pelos serviços que lhe pede, mas acima de tudo consegue controlá-lo com promessas de um dia ficarem juntos e pelo sexo. Por Francisca é capaz de tudo, até de matar.
Características principais: Calado, violento, organizado, ambicioso, gosta de perigo. Homem de esquemas, mente com facilidade e não tem problemas morais ou de consciência. Apaixonado por Francisca, deixa-se manipular.
Objectivos: Ficar com Francisca. Ganhar dinheiro e viver confortavelmente.
Quem pode impedir: Francisca. Pilar, Manel.

AFONSO RENSENDE BORGES – João Maneira
Afonso saiu de casa, depois de estar envolvido num acidente de carro que tinha objectos roubados e acabar com uma dívida enorme a um criminoso. Afonso quer ajudar a irmã, a libertar-se de Lobo, pois sente-se responsável pela vida que ela leva. Culpa Francisca por tudo o que lhes aconteceu.
Características principais: Misterioso, calado. Deslumbra-se e entusiasma-se facilmente com novos desafios, o que pode colocá-lo em situações complicadas. Os problemas com Lobo e com Francisca fizeram dele um impaciente por ver justiça feita. Tem tendência para proteger as irmãs. Impulsivo e capaz de ser agressivo.
Objectivos: Ajudar Clara a livrar-se da chantagem que a mantém refém de Lobo e compensá-la por ter sacrificado a sua vida por ele. Vingar-se de Francisca, que destruiu a sua família.
Quem pode impedir: Lobo, Francisca, Ricardo.

 

Fonte: Amor Maior, novela da SIC

Real Time Web Analytics